Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Legislativas: Ulisses Correia e Silva garante que lista do MpD dá garantias para um bom Governo

Cidade da Praia, 18 Mar (Inforpress) – O presidente do Movimento para a Democracia (MpD) garantiu hoje, na Cidade da Praia, que a lista do partido para as eleições legislativas dá garantias para um bom parlamento e para um bom Governo.

Ulisses Correia e Silva fez esta declaração durante o seu discurso na apresentação da lista do MpD às próximas eleições legislativas, acto que teve lugar na Assembleia Nacional, na Cidade da Praia.

O líder ventoínha começou por dizer que durante a sua governação, num contexto muito difícil, de crises e de emergências, o Executivo soube implementar as medidas necessárias para dar respostas eficazes e necessárias.

Nesse período, houve uma oposição, mas que não foi oposição do Governo e nem do MpD, mas sim ao país, “negativista, arrogante e sem um projecto estruturante para Cabo Verde”, considerou.

Ulisses Correia e Silva apontou que num contexto de crise, o Governo respondeu bem, tirou o país da crise económica e colocou-a a crescer, destacando também a criação de 26 mil empregos em sectores chamados não agrícolas, redução da dívida pública e recuperação da economia.

“Salvamos a TACV, evitamos o colapso dos transportes marítimos, protegemos os agricultores, os criadores de animais e as famílias rurais”, sublinhou.

Conforme o candidato a primeiro-ministro, o Executivo protegeu o emprego e as empresas, durante a pandemia, e com as medidas foram salvas vidas e impediu-se que mais de 18 mil trabalhadores entrassem no desemprego.

“Num contexto difícil de cinco anos, investimos nas pessoas, nos jovens, na educação e na saúde, temos hoje mais centros de saúde, mais postos sanitários, mais médicos e mais enfermeiros”, sublinhou.

Por outro lado, assumiu que nem tudo foi cumprido para colmatar todas as necessidades mas sustentou que a situação que muitas famílias vivem hoje é muito melhor se não fossem tomadas as medidas.

“Investimos na segurança, basta comparar aquilo que era em 2015, particularmente na Cidade da Praia, e aquilo que é hoje, cumprimos todos os pontos do nosso programa.

Ainda sobre os ganhos da governação do MpD, Correia e Silva frisou a Morna como Património Mundial da Humanidade, duas reservas da biosfera, nas ilhas do Maio e do Fogo.

O presidente do MpD fez referência também aos serviços consulares, ressaltando que foram melhorados os pedidos de documentos, com mais rapidez e segurança.

“Hoje foi assinado o acordo de facilitação de vistos em Bruxelas, um sinal de grande confiança na relação de Cabo Verde e União Europeia”, anunciou.

Por fim, assinalou que os cabo-verdianos conseguem comparar aquilo que o Governo fez em relação ao que encontrou quando assumiu a governação.

HR/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos