Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Legislativas 2021: UCID recorre ao Tribunal Constitucional para validar candidatura na ilha do Maio

Cidade da Praia, 15 Mar (Inforpress) – A candidatura da União Cabo-verdiana Independente Democrática (UCID) pelo círculo eleitoral da ilha do Maio foi rejeitada pelo tribunal de comarca e o partido já recorreu ao Tribunal Constitucional, adiantou à Inforpress o vice-presidente do partido, João Santos Luís.

O responsável explicou que primeiramente o partido foi notificado para as correcções necessárias, tendo respondido em “tempo de recorde”, para depois a Juíza da comarca rejeitar a lista.

Questionado sobre os argumentos apresentados pela Juíza da Comarca do Maio, João Santos Luís disse que são “argumentos sem fundamentos”, pelo que o partido decidiu interpor recurso junto do Tribunal Constitucional, estando agora a aguardar a resposta, que deve sair o mais tardar até ao dia 18 do corrente.

“Para nós, foi uma rejeição sem fundamento. E nós ficamos inconformados porque temos a certeza que a lista está em conformidade e interpomos o recurso, no sábado, na comarca do Maio e neste momento estamos a aguardar a decisão do Tribunal Constitucional”, disse.

A UCID apresentou candidaturas em todos os 13 círculos eleitorais, das quais nove já estão aprovadas e neste momento aguarda a reacção dos tribunais em relação às candidaturas de Santiago Norte, Brava e África, depois de responder às notificações para a correcção das irregularidades.

Para além da UCID, concorrem às VIII eleições legislativas o Partido Africano de Independência de Cabo Verde (PAICV), o Movimento para a Democracia (MpD), que apresentaram candidaturas em todos os 13 círculos eleitorais, o Partido Popular (PP), e o Partido do Trabalho e Solidariedade (PTS) que concorrem a seis círculos e o Partido Social Democrata (PSD) que apresentou candidatura em cinco círculos.

As legislativas, para a eleição dos 72 deputados que integram o parlamento cabo-verdiano, estão marcadas para o dia 18 de Abril e de acordo com o calendário eleitoral neste momento decorre a verificação da regularidade dos processos de candidatura.

No dia 19, acontece o sorteio das listas admitidas pelo magistrado judicial competente para efeito de atribuição da ordem nos boletins de voto.

MJB/JMV

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos