Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Legislativas 2021 São Nicolau: UCID considera necessário mudar o rumo do desenvolvimento da ilha

Tarrafal de São Nicolau, 08 Abr (Inforpress)- A União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID)considera necessário mudar o rumo do desenvolvimento da ilha de São Nicolau, indicando que não têm havido medidas concretas de intervenção..

Em declarações à Inforpress, Louzindo Lopes, cabeça-de-lista da UCID disse que é preciso tomar medidas concretas para mudar o rumo do desenvolvimento de São Nicolau.

“A situação da ilha não pode continuar a perpetuar. Se passarmos uma vista de olhos de Ribeira Prata a Carriçal, a situação é bastante triste. O jovens não têm outra alternativa, a não ser sair para outras paragens, sendo que dentro da ilha não há formas de garantir o sustento”, avançou.

Louzindo Lopes referiu-se à falta de apostas nos diferentes sectores do desenvolvimento da ilha, principalmente na agricultura, pesca e pecuária, que são o meio de subsistência da maioria das famílias.

“Quanto à agricultura, são necessárias mais intervenções a nível da mobilização de água para dinamizar este sector e aumentar o rendimento das famílias. O mesmo posso dizer em relação à necessidade de se apostar na dinamização da pecuária e da pesca, dois sectores bastantes importantes aqui na ilha de São Nicolau”, salientou.

Segundo a mesma fonte, é necessário fazer com que todos tenham acesso às oportunidades, e assim diminuir os problemas sociais.

“É preciso que todos tenham acesso às oportunidades, principalmente no que tange ao acesso a créditos para o desenvolvimento dos seus pequenos negócios, para que possam garantir o seu sustento”, enfatizou.

Um dos problemas, que segundo Louzindo Lopes, “entravam” mais o desenvolvimento da ilha, é que os jovens de forma geral não têm acesso ao emprego, e para ultrapassar a situação, sublinhou que são necessárias soluções para os jovens desenvolverem os seus próprios negócios,

“Não estamos a fazer promessas que não iremos cumprir, mas sim estamos transmitindo uma mensagem de que é necessário mudar e arranjar outras alternativas de desenvolvimento para São Nicolau, sendo que os sucessivos governos não têm dado a devida atenção á ilha.”, acrescentou.

Às legislativas do dia 18 de Abril para eleição de 72 deputados, em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

LS/JMV
Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos