Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Legislativas 2021/São Nicolau: UCID considera necessário investir na qualidade de vida das pessoas

Tarrafal de São Nicolau, 10 Abr (Inforpress) – A União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) considerou hoje ser necessário “investir mais na qualidade de vida” das pessoas, para o desenvolvimento de qualquer localidade.

Em declarações à Inforpress, no âmbito da visita da caravana da UCID à zona de Preguiça, o cabeça-de-lista da UCID pelo círculo eleitoral de São Nicolau, Louzindo Lopes, afirmou que é necessário dar mais atenção à qualidade de vida das pessoas.

“Na óptica da UCID  a aposta principal de qualquer governo deve ser nas pessoas, sendo elas o foco principal ” afirmou.

Na localidade de Preguiça como nas restantes que já visitou, o representante dos democratas cristãos referiu-se à forma de vida das pessoas, que no seu ponto de vista carece de diversas intervenções.

Sendo Preguiça uma zona piscatória, indicou que intervenções devem ser feitas neste sentido, para que as pessoas tenham mais condições no desempenho da sua “faina” diária.

“A pesca é a principal actividade praticada nesta zona, portanto é necessário apoiar os pescadores em termos de aquisição de materiais e acesso à créditos para melhorar a sua faina diária”, salientou.

Um outro aspecto indicado pelo cabeça-de-lista da UCID é a melhoria no porto de pesca da Preguiça, que irá desenvolver o sector das pescas, “o sustento da maioria das famílias” da zona.

“Tendo um porto de pesca, os pescadores terão melhores condições para sair e voltar para o mar”, concretizou.

Quanto ao sector da habitação, Louzindo Lopes disse que se trata de um outro “ponto negativo” que deve ser destacado, pois “é possível ver que ainda há muitas famílias que sofrem”, devido a problemas nas suas moradias “e isso é mau”, porque é necessário tratar das condições de vida das pessoas, para que possam viver “em situação condigna”.

Louzindo Lopes reforçou a mensagem da necessidade de mudança, para que haja representação do povo no parlamento, e que as suas necessidades possam ser resolvidas.

Às legislativas do dia 18 para eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

LS/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos