Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Legislativas 2021/São Nicolau: PAICV quer dar resposta aos desafios de desenvolvimento da ilha

Tarrafal de São Nicolau, 13 Abr (Inforpress) – A candidatura do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) em São Nicolau às eleições legislativas de domingo quer dar resposta aos desafios de desenvolvimento da ilha de São Nicolau.

Em declarações à Inforpress, o cabeça-de-lista do PAICV, Hipólito Barreto, disse que o partido quer, através dos seus projectos, responder às necessidades existentes na ilha de São Nicolau.

“A actual governação esteve de costas voltadas para São Nicolau, isto é, não fizeram chegar o desenvolvimento à ilha, mas com o PAICV, o cenário certamente irá mudar, porque temos como prioridade as pessoas”, afirmou.

Hipólito Barreto salientou que o PAICV tem propostas concretas para dar resposta às reais necessidades da ilha de São Nicolau.

“A partir de 18 de Abril [dia das eleições legislativas] com Janira Hopffer Almada como primeira-ministra, iremos dar resposta aos desafios que a sociedade nos coloca, sendo que é essa a nossa missão”, reforçou.

A mesma fonte afirmou que o partido quer dar continuidade aos trabalhos que iniciaram com a sua governação, principalmente os projectos de mobilização de água que tem grande importância para o sector agrícola.

“Também ligado à agricultura, queremos aproveitar as energias renováveis, para transformação de água salgada em água doce, diminuindo assim os custos”, salientou.

Quanto à juventude, que, segundo o cabeça-de-lista, necessita urgentemente de políticas concretas, afirmou que irão criar as oportunidades de emprego necessárias, para fixar os jovens na ilha.

“Precisamos de mão de obra, precisamos de consumidores, para isso precisamos que os jovens tenham condições para estarem na ilha”, reforçou.

Um outro aspecto indicado por Hipólito Barreto é a valorização de competências, sendo necessário a realização de concursos um ponto essencial para enquadrar os jovens e não beneficiar os que estão próximos ao poder.

Às legislativas do dia 18 para eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

LS/CP

Inforpess/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos