Legislativas 2021/Santo Antão: Cabeça-de-lista da UCID lamenta facto de não ter conseguido “objectivo mínimo” de eleger um deputado

Porto Novo, 19 (Inforpress) – O cabeça-de-lista da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) em Santo Antão, José Graça, lamentou hoje o facto de este partido não ter conseguido “o objectivo mínimo” inicialmente proposto, que era eleger um deputado nesta ilha.

“Efectivamente não atingimos o objectivo mínimo, que era eleger um deputado mas saímos destas eleições com duplo sentimento. O sentimento de termos feito um bom combate, mas, também, um sentimento de decepção quanto aos resultados alcançados”, notou José Graça.

José Graça disse ter constatado, porém, que  “houve vários fenómenos”, entre os quais “a compra de votos” por parte dos adversários que, em seu entender, condicionaram a votação dos santantonenses nestas eleições.

“Mas, de qualquer forma, este é o povo que temos. A miséria falou mais alto e não foi desta vez que Cabo Verde conseguiu sair deste sistema de maioria absoluta. Foi uma grande oportunidade desperdiçada”, notou.

Às legislativas deste domingo, 18, para a eleição de 72 deputados, em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorreram seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorreram em todos os círculos, o PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), o PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e os três da diáspora) e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

Nas eleições deste domingo o Movimento para a Democracia conquistou quatro dos seis mandatos em disputa, contra dois do Partido Africano da Independência de Cabo Verde, ao conseguir 56,3 por cento (%) dos votos, contra 28,3% do PAICV e 12,4% da UCID.

JM/HF

Inforpress/Fim 

Facebook
Twitter
  • Galeria de Fotos