Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Legislativas 2021/Santiago Sul: UCID promete melhorar as condições dos operadores de pesca

Cidade da Praia, 07 Abr (Inforpress) – A candidatura da União Cabo-verdiana Independente Democrática (UCID) prometeu hoje que se merecer a confiança do eleitorado cabo-verdiano vai “batalhar” para melhorar as condições dos operadores de pesca em Cabo Verde.

A promessa foi apresentada pelo número três da lista, Edson Ribeiro, durante os contactos porta-a-porta na zona do Brasil, em Achada Santiago António, bairro onde residem muitos pescadores e outras pessoas que dependem do mar para ter algum rendimento.

“São pessoas que precisam de mais condições para de facto levar uma vida profissional com mais dignidade. Nós temos tido muitas queixas dos pescadores, devido a falta de condições. Pescadores que saem para o mar e que no regresso terão de vender o seu pescado a um preço muito baixo, porque não há condições de conservação”, disse.

Neste sentido, indicou que a proposta da UCID e apostar na melhoria das condições de conservação e armazenamento do pescado e agregar valor ao produto do trabalho dos pescadores

Por outro lado, Edson Ribeiro adiantou que se for eleito, a UCID vai trabalhar na promoção e no desenvolvimento da pesca industrial em Cabo Verde, garantir que todos os operadores, com necessidade, tenham acesso ao crédito para investir em equipamentos de captura e conservação.

Edson Ribeiro falou ainda na criação de condições para que os pescadores possam fazer frente à concorrência dos barcos estrangeiros que pescam nos mares de Cabo Verde.

“Como sabemos, há um acordo de pesca que não beneficia os nossos pescadores. Precisamos melhorar e reforçar a fiscalização da nossa zona exclusiva, de forma a garantir que os nossos interesses sejam salvaguardados “, disse, apontando ainda para a questão da segurança das embarcações.

O candidato da UCID pediu um voto no seu partido para garantir mais justiça social e mais dignidade em Cabo Verde, salientando que os dois partidos do arco do poder, MpD e PAICV, já estão esgotados.

Conforme frisou, neste momento há dois pesos e duas medidas e governantes que colocam os seus interesses pessoais e políticos acima dos interesses dos cabo-verdianos.

“A nossa ideia é de facto fazer com que os interesses dos cabo-verdianos estejam acima de tudo. Nós entendemos que os partidos são instrumentos para servir o povo e não podemos estar no partido para servir do povo. Nós queremos servir o povo”, sustentou.

Às legislativas do dia 18 de Abril para eleição de 72 deputados, em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

O PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

MJB/JMV
Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos