Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Legislativas 2021/ Santiago Sul: PAICV confiante na vitória e na eleição da maioria dos deputados do círculo

Cidade da Praia, 16 Abr (Inforpress) – A candidatura do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) para Santiago Sul declarou-se hoje confiante na vitória no pleito eleitoral de domingo, e com a eleição da maioria dos 19 deputados do círculo eleitoral.  

Carlos Tavares, número cinco da lista e coordenador do partido na região de Santiago Sul, disse que a candidatura do PAICV realizou uma campanha com muito civismo e respeito pelas regras sanitárias, realista e passando uma mensagem de esperança num Cabo Verde para todos.

“A nossa expectativa é de uma grande vitória na região de Santiago Sul. A nossa expectativa é ganhar na Praia, em São Domingos e Ribeira Grande de Santiago e em conjunto ganhar em Santiago Sul e eleger a maioria dos deputados e contribuir para a grande vitória do PAICV em Cabo Verde”, disse.

Carlos Tavares aproveitou, entretanto, para denunciar “estratégias estranhas” da parte da candidatura adversária do Movimento para a Democracia (MpD) no sentido de condicionar a votação das pessoas, sobretudo aquelas cuja sensibilidade é para votar no PAICV.

“Nós temos assistido ao uso de recursos do Estado nas campanhas eleitorais, governantes a fazer campanha com viaturas do Estado a favor do MpD, temos relatos de condicionamentos ao voto através da compra e retenção dos bilhetes de identidade. Actos desesperados de entrega de cestas básicas, sem falar das medidas que o Governo tem tomado em pleno período eleitoral”, indicou.

Contudo, disse acreditar que a população já está suficientemente esclarecida e que no domingo próximo vai votar de forma consciente e livre, fazendo a melhor escolha para o futuro do país.  

“Queremos alertar as pessoas que não são cinco ou 10 mil escudos doados em cima de hora que vai transformar as suas vidas. Por isso apelamos à população que avalie bem e que vote de forma consciente porque votar é uma acção de grande responsabilidade. O que está em causa é o futuro do país, é o futuro das famílias cabo-verdianas”, sustentou.

O candidato do PAICV reafirmou que os eleitores da Praia, de São Domingos e Ribeira Grande de Santiago não tem razões para renovar o mandato do Governo do MpD, por considerar que este enganou os cabo-verdianos e falhou com a região de Santiago Sul e de todo o Cabo Verde.

No círculo de Santiago Sul a campanha eleitoral vai ser encerrada com a presença da líder do partido, Janira Hopffer Almada, na tarde de hoje com uma carreata, com partida a partir do largo do Estádio da Várzea, para percorrer os principais pontos do concelho da Praia.

Às legislativas do dia 18 de Abril, para a eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais 10 no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e os três da diáspora) e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

MJB/HF

Inforpress/fim 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos