Cidade da Praia, 07 Abr (Inforpress)- A construção do hospital central de Cabo Verde, o reforço de meios humanos e materiais, bem como o de cuidados primários de saúde, são algumas das propostas do Movimento para a Democracia para Santiago Sul.
Segundo o candidato a deputado pelo círculo eleitoral de Santiago Sul, Fernando Elísio Freire, a maior região do país ganhou muito nos últimos anos no sector da saúde, com o reforço dos cuidados de saúde, novos equipamentos, vários investimentos no Hospital Agostinho Neto, como aquisição do aparelho de TAC e de imagiologia, entre outros.
“Esta pandemia mostrou-nos que o investimento feito é um investimento correcto. O País estava em bom caminho, mesmo com a pandemia. Naturalmente tremeu, como toda a parte do mundo tremeu, mas não caiu, e vai continuar a avançar neste caminho seguro, muito mais forte e determinado e é isto que sentimos em Ponta d’ Água e em todos os bairros do País”, enfatizou.
Para os próximos cinco anos, caso vença, a intenção é pôr de pé o novo Hospital Central de Cabo Verde, na Cidade da Praia, apostar no reforço de meios humanos e materiais e o reforço de cuidados primários de saúde.
No sétimo dia de campanha, na localidade de Ponta d’Água, o terceiro da lista disse que por onde passaram as pessoas têm realçado todos os investimentos feitos pelo Governo, liderado por Ulisses Correia e Silva, a nível da saúde, acessibilidades, requalificação dos bairros, requalificação ambiental.
Ainda, sublinhou, as pessoas têm realçado dois “grandes feitos” conseguidos pelo Governo da IX legislatura, designadamente a aquisição da vacina contra a Covid-19, bem como a vacina de HPV de prevenção contra cancro de colo de útero.
“Tudo isto demonstra que o caminho trilhado é um caminho seguro e um caminho que permitiu ao nosso País fazer a retoma tranquila, mas a retoma que todos nós queremos e ainda muito mais forte daquilo que estávamos a percorrer antes da pandemia”, acentuou.
Fernando Elísio Freire disse ainda que durante esta jornada, as palavras que mais tem ouvido é que “Ulisses é preparado, Ulisses é competente e Ulisses consegue, Ulisses está determinado, e o MpD está em condições de levar o País a um bom porto”.
Às legislativas do dia 18 para eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.
PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).
As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.
AM/JMV
Inforpress/Fim