Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Legislativas 2021/Santiago Norte: UCID traça como “grande objectivo” eleger deputados que representam Santiago Norte

Assomada, 15 Abr (Inforpress) – A cabeça-de-lista da União Cabo-verdiana Independente Democrática (UCID), pelo círculo eleitoral de Santiago, disse que o grande objectivo desta campanha é convencer os cidadãos a elegerem deputados que defendem os seus interesses.

Em declarações à imprensa, Neida Rompão considerou ser “importante” as pessoas compreenderem a necessidade de equilibrar o parlamento, elegendo deputados que possam defender o interesse do povo e não a cor partidária.

Segundo a mesma, a UCID sente-se preparada para desempenhar este papel por Santiago Norte, pois, alega, a região foi esquecida pelos dois maiores partidos do País, que durante anos pouco fizeram.

“Acreditamos que estamos sim preparados, a UCID quer estar no parlamento para que possamos defender aquilo que é a preocupação do nosso povo”, explicou.

Conforme Neida Rompão, o partido vai atacar os eixos que consideram fortes para o desenvolvimento dos municípios da região, nomeadamente a juventude, sectores primários, turismo rural e pequenas indústrias.

A UCID, na sua plataforma eleitoral para o desenvolvimento sustentável, propõe centrar-se em medidas de políticas ambientais rigorosas que promovem o crescimento económico sustentável. Isso implica um plano sustentável para pesca, produção sustentável de energia, silvicultura e agricultura sustentável.

Tais planos são desenvolvidos por governos e iniciativas privadas visando ampliar a magnitude de uma determinada atividade, enquanto protege o meio ambiente e as comunidades humanas.

Para o partido, o desenvolvimento sustentável do País deve alinhar com os cinco primeiros Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): erradicação da pobreza, fome zero, agricultura sustentável, saúde e bem-estar, educação de qualidade e igualdade de género.

Às legislativas do dia 18 para eleição de 72 deputados, em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

HR/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos