Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Legislativas 2021/Santiago Norte: UCID faz balanço positivo da campanha e apela ao “voto consciente”

Assomada, 16 Abr (Inforpress) – A cabeça-de-lista da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) pelo círculo de Santiago Norte fez um balanço positivo das acções no terreno que realizou durante a campanha eleitoral, apelando ainda a todos a votarem “de forma consciente”.

Em declarações à Inforpress, Neida Rompão avançou que a UCID vai fazer história, porque irá eleger deputados para Santiago Norte, isso, explicou, devido à recepção que tiveram durante as acções no terreno.

Conforme apontou, as pessoas estão conscientes de que é preciso ter um parlamento mais equilibrado, realçando que a representação do povo da região norte de Santiago vai defender, sim, o interesse dos cidadãos e todos vão sentir.

De acordo com Neida Rompão, a maior dificuldade no terreno verificada foi a falta de confiança das pessoas nos partidos políticos, que afirmam que todos são iguais. Entretanto, realçou, a UCID tentou esclarecer as diferenças e os objectivos de cada partido e de cada candidato.

“Estamos confiantes que vamos eleger deputados e vamos ter um trabalho no Parlamento fazendo valer o real papel dos deputados”, afirmou.

Segundo a mesma, a UCID sente-se preparada para desempenhar este papel por Santiago Norte, pois, considerou, a região foi esquecida pelos dois maiores partidos do País, que “durante anos pouco fizeram”.

“Acreditamos que estamos sim preparados, a UCID quer estar no Parlamento para que possamos defender aquilo que é a preocupação do nosso povo”, explicou.

Por outro lado, apelou a todos votem de forma consciente, não deixando ser enganados por falsas promessas, assim como não vender sua consciência já na recta final.

“Todos devem ir votar porque cada voto é importante”, frisou.

Segundo  a principal representante da UCID em Santiago Norte, a estratégia foi atacar os eixos que consideram fortes para o desenvolvimento dos municípios da região, nomeadamente a juventude, sectores primários, turismo rural e pequenas indústrias.

A UCID propõe uma nova forma de fazer política, de governar e de implementar medidas que autenticamente melhorem a vida da população, diminuam o fosso de rendimento entre os mais privilegiados e a grande maioria do povo.

O lema de campanha dos democratas cristãos é “Basta dos mesmos! Somos opção sim!”.

Às legislativas do dia 18 para eleição de 72 deputados, em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

HR/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos