Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Legislativas 2021/Santiago Norte: UCID denuncia “tentativa de condicionar apoiantes do partido” com ameaças

Assomada, 11 Abr (Inforpress) – A cabeça-de-lista da União Cabo-verdiana Independente Democrática (UCID), pelo círculo eleitoral de Santiago Norte, denunciou que os seus apoiantes estão sendo condicionados na luta pelas causas do partido, sendo ameaçados a vários níveis.

Em declarações à imprensa, no sábado, Neida Rompão explicou que tem recebido queixas dos apoiantes no sentido de represálias políticas, condicionando-os nas acções no terreno que têm realizado desde o início da campanha eleitoral.

Conforme apontou, já hora de acabar com essas represálias políticas e deixar os jovens livres para fazerem suas escolhas, participarem nos concursos públicos transparentes sem qualquer intervenção das forças dos partidos políticos.

Referiu que muitos se sentem intimidados pelos dois partidos de maior força, porque se defenderem as causas da UCID publicamente, são ameaçados de que após as eleições não terão oportunidades.

“Há uma pessoa que está no terreno com a UCID e que trabalha na câmara municipal, já foi ameaçada de que se continuar a apoiar-nos o seu posto de trabalho estará em risco”, denunciou.

No seu entender, os políticos devem defender por aquilo que foram eleitos, que a defesa dos direitos da população e não somente para quem luta pelas causas dos partidos que representam.

Na plataforma eleitoral do partido já tem uma proposta elaborada que vai no sentido de eliminar as “regalias e mordomias injustificáveis, instituídas apenas para encobrir as verdadeiras remunerações” desalinhadas com a realidade económica e social do país.

Por outro lado, a UCID quer reduzir o número de deputados à Assembleia Nacional, com salvaguarda de representação equitativa para todos os círculos, particularmente para os de menor população eleitoral.

Às legislativas do dia 18 para eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

HR/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos