Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Legislativas 2021/Santiago Norte: UCID defende mais investimentos para o sector da saúde nos cuidados primários

Assomada, 08 Abr (Inforpress) – A cabeça-de-lista da União Cabo-verdiana Democrática (UCID) pelo círculo eleitoral de Santiago Norte, defende que a região precisa de mais investimentos no sector da saúde direccionado para os cuidados primários.

Em declarações à imprensa, Neida Rompão explicou que o sistema de saúde tem estado a melhorar bastante, mas ainda é preciso fazer mais, reiterando haver condições para tal.

Segundo apontou, numa visita à localidade de Achada Longueira, pôde constatar a inactividade de uma unidade sanitária de base, considerando ser uma situação que complica o acesso à saúde aos moradores da comunidade.

“Se temos um ministério que luta e afirma que os cuidados primários têm que ser valorizados, porque que se inactiva uma unidade sanitária de base, quando sabemos que são estruturas próximas da população e que dá respostas”, questionou.

Referiu que a reflexão da UCID vai no sentido de maior investimento de cuidados primários, incentivar e valorizar mais a saúde comunitária, e com isso, frisou, o País poderá diminuir os gastos nos cuidados secundários, assim como diminuir a sobrecarga.

“Pedimos um voto de confiança para a UCID para que possamos defender os interesses dos cidadãos e dar uma boa resposta às necessidades sanitárias que diariamente temos escutado”, ressaltou. 

Neida Rompão defende investimentos na aquisição de equipamentos para a melhoria da qualidade de diagnóstico, investir na tecnologia, capacitação e bolsa para especialização da classe médica e enfermagem, assim como toda a equipa de saúde.

Os democratas cristãos querem que os sistemas de saúde ofereçam cuidados com qualidade, acessíveis, melhorar o acesso aos serviços, humanizar o atendimento e satisfazer o utente, valorizar os profissionais de saúde.

A UCID propõe ainda rever a política de taxas moderadoras, tendo em conta que os grupos vulneráveis ficarão isentos e promover, eventualmente, uma maior comparticipação e responsabilização dos cidadãos pela utilização equilibrada dos recursos do sistema.

Às legislativas do dia 18 para eleição de 72 deputados, em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

HR/DR

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos