Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Legislativas 2021/Santiago Norte: UCID aposta na inovação do sector primário para desenvolver a região

Assomada, 12 Abr (Inforpress) – A cabeça-de-lista da União Cabo-verdiana Independente Democrática (UCID) pelo círculo eleitoral de Santiago Norte, propõe aposta no sector primário para desenvolver a região, com introdução de tecnologias de inovação.

Em declarações à imprensa, Neida Rompão explicou que a nível de investimentos, pouco se fez no sector primário, que considera o pilar de desenvolvimento em Santiago Norte, onde grande parte da população faz a sua actividade agrícola.

“Houve pouca aposta nos principais sectores de desenvolvimento e em cada comunidade na região as pessoas apontam um conjunto de problemas derivados desse esquecimento nos últimos anos”, disse.

A candidata afirmou que há, por exemplo, dificuldade no acesso à água para os agricultores e criadores de gado que, segundo ela, dizem que com essa facilitação ou com a criação de condições para terem água, poderiam conseguir ter produção e gerar rendimento.

“O sector da agricultura, pesca e pecuária são sectores pilares de desenvolvimento, por isso propomos uma maior aposta nesses campos”, indicou.

A UCID quer um crescimento económico em 30 por cento (%) sobre a situação agrícola actual, para diminuir a dependência de importação de legumes, milho, feijão e carnes em 20% sobre o estado actual.

Hoje, a cabeça-de-lista da UCID em Santiago Norte está em contacto com a população da região, acompanhado do líder do partido, António Monteiro.

Apostar fortemente no sector primário (agricultura e pecuária) numa lógica de fornecimento sustentável do mercado interno, substituindo as importações e abastecendo sobretudo o mercado turístico, são outras propostas da candidatura.

Por outro lado, prespectivam a melhoria de acondicionamento e conservação da produção agrícola, nomeadamente criação de unidades fabris.

Às legislativas do dia 18 para eleição de 72 deputados, em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

HR/DR

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos