Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Legislativas 2021/Santiago Norte: PTS propõe projecto “ocupação positiva” para jovens da região

Tarrafal, 07 Abr (Inforpress) – O PTS criticou a política de juventude dos sucessivos governos e propôs o projecto “ocupação positiva” que passa por libertar a juventude e por não a impedir de se filiar num ou outro partido político.

“Os jovens não estão parados e todos têm uma arte que dominam, mas não têm tido espaços para manifestá-la e para expor a cultura”, lamentou o cabeça-de-lista do PTS por Santiago Norte, Cláudio de Sousa, em declarações à Inforpress.

Para tal, propôs criação de centros de juventude, segundo defendeu, não na óptica do tempo da governação do PAICV, para transformá-los em centro de campanha em nome do partido, mas, sim que o mesmo tem que ser um espaço para libertar os jovens e não de impedir a sua participação na vida política.

Na música, propôs criação de escolas musicais para os jovens com talento musical, estúdio musical e ainda criação de uma rádio comunitária para permitir a divulgação dos trabalhos desses artistas.

Nas artes plásticas, não obstante, existirem escolas de iniciativa privada, afirmou que não se tem criado incentivos para ajudar os jovens a avançarem nessa arte.

Sobre a “ocupação positiva”, sugeriu investimentos no desporto, na educação, na criação de bibliotecas para fazer com que os jovens possam ganhar o gosto pela leitura, intercâmbios culturais, concursos literários e entre outras actividades, visando desenvolver a criatividade dos jovens e afastá-los do “caminho da perdição”.

Na ocasião, defendeu o encerramento do Centro Juvenil Orlando Pantera, sustentando que o seu partido não quer que as crianças fiquem “encarceradas” mas sim em liberdade.

“Se não criarmos uma política para libertarmos as nossas crianças, vamos ficar com medo delas”, alertou Cláudio de Sousa.

Depois de ter estado nos últimos três dias em acção de campanha no círculo eleitoral de Santiago Sul na qualidade de presidente interino do PTS, Cláudio de Sousa vai estar esta quinta-feira em Achada Tenda, Tarrafal, para pedir o fim da maioria absoluta para MpD ou PAICV e voto de confiança nesse partido “liderado por jovens”.

Às legislativas do dia 18 de Abril, para a eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais 10 no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e os três da diáspora) e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

FM/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos