Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Legislativas 2021/Santiago Norte: PSD propõe baixa de preço para emigrantes nas alfândegas

Assomada, 13 Abr (Inforpress) – A cabeça-de-lista do Partido Social Democrático (PSD), pelo círculo eleitoral de Santiago Norte, pede maior atenção às cargas que os emigrantes trazem ao País, propondo uma redução dos preços alfandegários e do tempo de espera.

Em declarações à imprensa, Edeltina Matias considerou que os emigrantes cabo-verdianos precisam ser ajudados no que tange às cargas que passam pelas alfândegas, apontando um conjunto de factores que “mostram que o trabalho está a ser mal feito”.

Segundo explicou, as pessoas trazem suas cargas para Cabo Vderde, no entanto, o preço alfandegário chega a ser muito supeior ao preço real do valor de compra do próprio produto.

“Esta situação precisa mudar, não faz sentido, por exemplo, umeimigrante comprar um carro e trazer para Cabo Verde e pagar o valor de dois carros”, questionou.

Por outro lado, referiu também ao tempo de espera que é “extremamente exagerado”, apelando a que se regule um tempo que beneficie todos.

Muitas vezes, as pessoas levam dois dias para levantar uma carga, quando, na verdade, “as pessoas que estão lá dentro é que complicam e ajudam apenas os conhecidos”, indicou.

Edeltina Matias, que esteve na cidade de Calheta, São Miguel, reiterou também a importância do papel da mulher na sociedade cabo-verdiana, pedindo a confiança dos munícipes para elege-la como deputada nacional, podendo, assim, defender os interesses dos cidadãos.

“A presença da mulher é visível em todas as esferas, por isso pedimos que confie no PSD e votem no partido para que possamos ter mais uma mulher no parlamento e defender os interesses de Santiago Norte.

Edeltina Matias referiu que o objectivo do PSD é eleger pelo menos três deputados na ‘casa parlamentar’, apontando que assim, irão conseguir defender os interesses dos cidadãos na região.

Afiançou que em Santiago Norte a situação é muito má, com grande índice de pobreza, jovens desempregados e sem qualquer ocupação, frisando, nesta linha, a necessidade de investimentos como forma de as condições que os municípios se encontram.

Às legislativas do dia 18 para eleição de 72 deputados, em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

HR/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos