Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Legislativas 2021/Santiago Norte: PSD defende maior capacitação para os profissionais de saúde

Assomada, 08 Abr (Inforpress) – A cabeça-de-lista do Partido Social Democrático (PSD) em Santiago Norte nas legislativas de 18 de Abril, considera que o sistema de saúde tem funcionado bem, no entanto, defende ser necessário maior investimento nos recursos humanos.

Em declarações à imprensa, Edeltina Matias considerou que em termos do funcionamento, o sistema de saúde de Cabo Verde está bem, tendo os sucessivos governos investido bem na infra-estruturação de centros e hospitais de saúde, entretanto defendeu ser necessário mais investimentos nos recursos humanos.

“É preciso ter mais médicos, mais enfermeiros e mais assistentes sociais, para dar uma melhor resposta no sector”, disse.

Instada sobre como o PSD poderá arranjar verba para aplicar no sistema de saúde, de acordo com as propostas do partido, Edeltina Matias respondeu que o dinheiro para investimento “é preciso ir buscar lá onde for necessário e existir”.

Segundo atestou, há dinheiro para campanhas e outras despesas, por isso, os partidos com maior poder económico poderiam “muito bem” usar essas verbas para investir nos na capacitação das pessoas nos hospitais.

“Estão gastando muito dinheiro na campanha, não fazem os investimentos, deixam as pessoas passar necessidades”, ressaltou.

O PSD aponta que a falta de condições financeiras tem dificultado as acções no terreno, apelando uma maior igualdade para que todos possam lutar da mesma forma, explicando que os partidos com menores condições têm mais dificuldade em transmitir suas mensagens, informando que o PSD irá apenas “atacar” regiões onde as deslocações não contemplam altos custos.

O PSD tem como lema da campanha “O futuro com futuro”, tendo a educação o principal eixo, considerando o sector como pilar das mudanças.

Às legislativas do dia 18 para eleição de 72 deputados, em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

HR/DR

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos