Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Legislativas 2021/Santiago Norte: Partido Popular pede melhor qualidade da saúde na região

Assomada, 07 Abr (Inforpress) – O cabeça de lista do Partido Popular (PP) pelo círculo eleitoral de Santiago Norte, Arlindo Mendes, defendeu hoje a necessidade de criação de condições para melhorar a qualidade e a eficiência da saúde na região norte da ilha.

O candidato a deputado do PP às eleições legislativas 2021, afirmou, em declarações à Inforpress, que caso o seu partido eleger deputados ou for Governo irá trabalhar para melhorar a qualidade da saúde na região de Santiago Norte, salientando que o sector não está no nível que os utentes merecem.

Daí que, salientou, o seu partido propõe “fortes investimentos” no sector da saúde, apontando que o PP irá “reduzir a taxa moderadora para 100 escudos e todas as taxas de consultas nas especialidades para 50%”.

 “Nós sabemos que os cabo-verdianos têm enfrentado momentos difíceis, devido aos três anos de seca, pandemia da covid-19, então, a capacidade das pessoas em termos de rendimento fica reduzida, daí que, queremos criar as condições para que a prestação dos serviços e o acesso às estruturas de saúde estejam de acordo com o nível de vida das pessoas”, declarou.

Para o candidato a deputado do PP, a pandemia da covid-19 veio demonstrar a importância de todos os países no geral terem sistemas públicos de saúde funcionais bem financiados e com profissionais bem motivados e protegidos, realçando que a nível do País o sector carece ainda de meios humanos, estruturas sanitárias e materiais para dar resposta às necessidades existentes.

Defendeu, por outro lado, a necessidade de se ter investimento planeado e intencional em novos planos de carreira e salários, evitar a “fuga de cérebros” que tem afligido o País desde a independência e garantir a existência de um corpo de profissionais “motivado e auto-suficiente”.

Arlindo Mendes apontou ainda a necessidade dotar os centros de saúde e o hospital regional de mais equipamentos e recrutamento de mais enfermeiros e médicos, afiançando que o seu partido se compromete em colocar o sector da saúde no centro das prioridades.

Às legislativas do dia 18 para eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

 As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

CM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos