Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Legislativas 2021/Santiago Norte: PAICV quer continuar a dar “atenção especial” aos sectores da água e agricultura

Assomada, 07 (Inforpress) – A candidatura do PAICV defendeu uma “aposta forte” na mobilização da água e dinamização da agricultura de forma a “resgatar” as políticas implementadas durante a sua governação, em prol do “desenvolvimento da região norte” de Santiago.

O cabeça-de-lista do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), João Baptista Pereira, afirmou que o seu partido prevê “grandes investimentos” na agricultura em Santiago Norte, frisando, entretanto, que a dinamização do referido sector exige igualmente “fortes investimentos” no sector da água.

Destacou os investimentos feitos durante a governação do PAICV no sector da água, lembrando que o seu partido deixou um projecto no valor de 20 milhões de dólares, financiado pela Cooperação Japonesa, e que tinha como objectivo proporcionar água de qualidade aos municípios de Santiago, mas que “não teve continuidade com o Governo do MpD”.

Prometeu, neste sentido, que caso PAICV for Governo no próximo dia 18 irá retomar esse projecto e criar as condições para garantir mais mobilização da água em Santiago Norte e “melhorar a qualidade e a quantidade” da mesma, para melhorar a vida dos munícipes

“Prevemos grandes investimentos na agricultura para podermos ter toda a cadeia não só a questão da extensão rural, mobilização da água, mas também a questão do processamento, embalagem dos produtos agrícolas que são produzidos em Santiago Norte, e isto exige a canalização de investimentos”, realçou, salientando que esta medida irá melhorar o nível de vida das pessoas e garantir que os agricultores possam conservar melhor os seus produtos.

Para João Baptista Pereira, a aposta nos sectores da agricultura e água é fundamental, isto porque, justificou,   a região norte da ilha carece de projectos estruturantes, criticando o Governo por não ter sabido colocar Santiago Norte num outro nível de desenvolvimento.

“Em Santa Catarina, temos um centro urbano com grande dinâmica comercial todas quartas e sábado, mas temos uma zona agrícola extensa no interior da região, que carece de fortes investimentos na agricultura, na mobilização da água, e aposta na promoção dos produtos locais”, ressalvou.

Às legislativas do dia 18 para eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

 As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

CM/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos