Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Legislativas 2021/Santiago Norte: PAICV propõe construção de um cais em Rincão para dinamizar o sector da pesca

Assomada, 15 Abr (Inforpress) – O cabeça-de-lista do PAICV, João Baptista Pereira, pelo círculo eleitoral de Santiago Norte, às eleições legislativas 2021, defendeu a necessidade de criação de um cais acostável, visando dinamizar o sector da pesca na localidade de Rincão.

O candidato que concorre a deputado nacional pelo Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), apresentou esta proposta em declarações à imprensa, durante a apresentação das propostas eleitorais nas localidades de Chã de Tanque e Rincão, no município da Assomada.

“Pensamos que é fundamental que uma comunidade como Rincão, que é uma zona que termina o extenso litoral de Santiago Norte, tenha infra-estruturas piscatórias, portanto é preciso haver investimentos no sector, criando um cais para dar suporte a pesca. Rincão é uma comunidade piscatória, então há necessidade de apoiarmos os pescadores para que os seus produtos possam chegar a outros mercados da ilha”, disse.

Apontou ainda a necessidade de criação de um projecto de reabilitação da encosta de Rincão, programa de reassentamento da referida localidade, realçando que estas medidas irão contribuir na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas.

O PAICV, segundo João Baptista Pereira, ao contrário do Movimento para a Democracia (MpD) que fez muitas promessas ao eleitorado de Rincão que não foram cumpridas, assume o compromisso de levar uma nova dinâmica a referida localidade, caso merecer a confiança dos cabo-verdianos no dia 18 de Abril.

“Comprometemos profundamente com a comunidade de Rincão, com infra-estruturas como um cais acostável de pequena dimensão, mas que irá dar respostas às demandas locais. Vamos fazer um estudo para assim implementar este projecto”, reforçou, lembrando que o PAICV, durante a sua governação, adoptou um conjunto de medidas que permitiram que a referida e comunidade estivesse conectada com o município de Assomada, com estradas e melhorias na acessibilidade.

Reiterou neste sentido, o apelo ao voto da mudança no dia 18 de Abril no PAICV, afirmando que caso o seu partido for o vencedor nas eleições legislativas, irá resgatar o País da má governação do MpD.

Às legislativas do dia 18 para eleição de 72 deputados, em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

 As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

CM/DR

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos