Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Legislativas 2021/Santiago Norte: “O resultado é satisfatório para o PTS e não é bom para Cabo Verde”, diz cabeça-de-lista

Tarrafal, 18 Abr (Inforpress) – O cabeça-de-lista do PTS por Santiago Norte afirmou hoje que o resultado do pleito de hoje é “satisfatório” para o partido e que o mesmo que deu maioria absoluta ao MpD não é bom para Cabo Verde.

“Na situação que estamos a viver, este resultado [maioria absoluta] não é muito bom para o País. Não estou a dizer que a equipa vencedora, o MpD, não vai ser capaz de transformar os desafios em oportunidade, mas não será fácil para o contexto que vivemos”, declarou Cláudio de Sousa, em declarações à Inforpress, após o apuramento final dos dados neste círculo eleitoral.

Segundo ele, o resultado reflecte que a consciencialização do povo cabo-verdiano é “fraca” e que ainda há muito trabalho pela frente, tendo lamentando o facto de ainda o povo não estar “maduro” para entender que a maioria absoluta ou votar num partido como MpD ou PAICV é “um erro”.

Na ocasião, assegurou que mesmo não tendo atingido a meta de eleger dois dos 14 deputados a nível da região e cinco a nível nacional, que este não é o fim do PTS, mas sim, reestruturação do partido, que passa pela convocação de um congresso nacional.

Em Santiago Norte, o MpD conseguiu 25.9252 votos, elegendo oito deputados, o PAICV 18.952, elegeu os outros seis deputados, a UCID conseguiu 951 votantes, PTS 602, PP 178 e PSD 92, num total de 48.119 votantes.

Às legislativas de hoje para eleição de 72 deputados, em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorreram seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorreram em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

FM/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos