Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Legislativas 2021/Sal: UCID com mensagem do equilíbrio ambiciona aumentar número de deputados no Parlamento

Espargos, 16 Abr. (Inforpress) – O cabeça-de-lista da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), no Sal, Aldirley Gomes, manifestou-se hoje satisfeito com a campanha da candidatura, convicto de que a mensagem do equilíbrio permitirá aumentar o número de deputados do partido no Parlamento.

Hoje, último dia da campanha eleitoral para as eleições legislativas do dia 18, este domingo, a caravana azul, liderada por Aldirley Gomes, continua calcorreando as localidades da ilha, mirando um equilíbrio na governação do País, “possível” com a UCID, enquanto terceira força política.

“É uma enorme satisfação poder servir a ilha do Sal e seus cidadãos. A forma como as pessoas aderiram ao nosso projecto político, mostra que esse, sim, é um caminho certo, de participação, criação de consensos, de apresentação de novas ideias, visão e de atitudes, principalmente, e de trazer novos políticos”, enfatizou o candidato a deputado nacional.

Segundo Aldirley Gomes, durante esses dias de campanha “ficou claro” que Cabo Verde “precisa de uma mudança”.

“A UCID abriu essa possibilidade, então pedimos à juventude a associarem-se a nós, para juntos trabalharmos e criarmos esse caminho e as oportunidades que Cabo Verde e a sua população precisam. O momento é esse”, manifestou, apontando que não se pode esperar por mais cinco anos para se mudar de rumo.

A nível do trabalho de campanha, conforme Aldirley Gomes, esses dois últimos dias foram de “intensos contactos” no terreno, de esclarecimentos, tendo passado por todas as comunidades da ilha do Sal, Pedra de Lume a Santa Maria, Espargos à Palmeira.

“Sem comícios, percorremos e continuamos este último dia reforçando a nossa mensagem por todas as zonas da ilha com tranquilidade”, disse, acrescentando que a UCID, enquanto opção, quer dar um basta nos mesmos, que se vem votando neles (MpD e PAICV), ao longo dos 46 anos, “sem soluções contudo, à vista”.

Particularmente junto dos jovens, mas também dos menos jovens, Aldirley Gomes reiterou que se sente “nitidamente um cansaço das pessoas, porque não vêem uma solução”.

“E os jovens estão muito animados com esta opção, percebendo a razão e a necessidade para se votar UCID, uma força política que dará uma melhor contribuição para a condução dos destinos de Cabo Verde”, sublinhou, asseverando que a juventude “está claramente” esclarecida, ciente da importância do “vento da mudança e de novas oportunidades”.

“Com essa confiança na UCID conseguiremos consolidar esse novo caminho”, exteriorizou, referindo, entretanto, que independentemente dos resultados das eleições, o trabalho para um Cabo Verde e um Sal melhor, “continua sempre”.

A caravana da UCID continua com os contactos personalizados nas comunidades levando a mensagem “Basta dos mesmos. Somos opção, sim!”, para no final da tarde marcar o encerramento com um desfile de viaturas para todas as zonas, ostentando a respectiva bandeira e a de Cabo Verde.

Às legislativas do dia 18 para eleição de 72 deputados, em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

SC/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos