Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Legislativas 2021/Sal: PAICV promete reabrir escola de Pedra de Lume encerrada “abusivamente” pelo actual Governo

Espargos, 12 Abr (Inforpress) – A candidatura do PAICV no Sal, promete requalificar e reabrir a escola de Pedra de Lume Ildo Lobo, encerrada “abusivamente” pelo Governo do Movimento para a Democracia (MpD), hoje transformada em pardieiro.

Démis Almeida, cabeça-de-lista do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) para o círculo eleitoral do Sal, fez estas promessas, domingo, em Pedra de Lume, onde a “onda amarela” esteve em porta-a-porta, seguido de um mini-comício.

Segundo o candidato a deputado nacional, a “única medida que o actual Governo, ao nível das suas competências, tomou em relação a Pedra de Lume foi o encerramento da escola Ildo Lobo, em 2016, de forma “arbitrária”.

“Nunca justificaram este encerramento. A escola de Pedra de Lume era uma das melhores escolas em termos de infra-estruturas que tínhamos na ilha do Sal”, referiu, observando que a escola Ildo Lobo não era apenas uma escola, era “um verdadeiro” centro comunitário multiusos naquela comunidade, utilizada, conforme disse, para outras actividades.

Nomeadamente, enunciou, para campanhas de saúde, de fórum social e comunitário, para iniciativas culturais, e que foi, conforme reiterou, “abusivamente” encerrada, com a “desculpa” de que teria prolemas.

“Problemas que nunca foram demonstrados que, efectivamente, nunca teve e não tem. Permitiu-se que essa escola se transformasse num pardieiro, totalmente vandalizada. Esta é a única medida que o actual Governo tomou relativamente a Pedra de Lume” sublinhou.

Prometendo requalificar e reabrir a escola de Pedra de Lume, Démis Almeida avançou que o PAICV, enquanto Governo saído dessas eleições de 18 de Abril, não vai continuar com essa “política errada” de reagrupamento escolar que, no seu entendimento, “só serviu para afastar as crianças”.

“Serviu para afastar as crianças das suas comunidades, do olhar atento dos seus pais, obrigando-as a percorrer grandes distâncias para poderem assistir as aulas…, portanto, colocaremos um ponto final nessa história do reagrupamento escolar que não trouxe nenhuma vantagem para o sistema educativo nacional”, conta, reiterando que esta será uma das primeiras medidas da governação do PAICV. 

Ainda na localidade piscatória, que fica a sete quilómetros da cidade dos Espargos, Démis Almeida disse que o PAICV vai também trabalhar, de “forma séria”, na questão da qualidade e da dignidade habitacional em Pedra de Lume.

“Dar uma prioridade à questão de qualidade e dignidade habitacional em Pedra de Lume, e logo ao lado, também em Feijoal e Alto Mondéu, levando ali, por exemplo, energia eléctrica e água canalizada nas diferentes habitações”, apontou, concluindo que o PAICV vai abordar de “forma séria” a questão da expansão urbana em Pedra de lume, que, conforme disse, não tem sido tratada com devida seriedade.

Sob o lema “Um Cabo Verde para todos”, a caravana do PAICV agendou para hoje porta-porta em Palmeira e Terra Boa, seguido, nesta última localidade, de um mini-comício.

Às legislativas do dia 18 para eleição de 72 deputados, em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

SC/DR

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos