Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Legislativas 2021: PP propõe criação de tribunal administrativo para combater corrupção

Assomada, 03 Abr (Inforpress) – O candidato do Partido Popular (PP) às legislativas de 18 de Abril propôs hoje a criação de um tribunal administrativo e a eleição do Procurador-Geral da República para combater a corrupção no País. 

A ideia foi defendida pelo candidato a primeiro-ministro, Amândio Vicente, esta manhã em Assomada, Santa Catarina, onde o Partido Popular prestou homenagem ao antigo advogado, Felisberto Vieira Lopes, que, segundo o PP, foi um homem que sempre lutou por mais justiça social e a contra a corrupção.  

O PP considera que a nomeação do Procurador-Geral da República por parte do Governo não é um processo independente e claro, e defende que a eleição deve ser feita pelo próprio povo, através das eleições Presidenciais ou através de um outro processo.  

Por outro lado, propôs ainda a criação de um tribunal administrativo para combater a corrupção e para lutar por mais justiça social. 

“Habitação para todos os cabo-verdianos, terrenos para cidadãos construírem são ideias propostas e defendidas pelo partido”, sublinhou o candidato que disse acreditar que o partido perdeu o processo da praça de Palmarejo por falta de um tribunal administrativo. 

“Hoje vamos render uma singela homenagem ao antigo advogado, Felisberto Vieira Lopes, homem que sempre lutou por mais justiça social, sempre dispensou os bens materiais e foi defensor de várias causas sociais”, apontou.  

Segundo explicou, Felisberto Vieira Lopes, antigo advogado falecido há um ano, foi denunciante de um suposto esquema que levou o Ministério Público a acusar 14 pessoas e uma empresa por vários crimes relacionados com a usurpação e comercialização ilegal e criminosa de terrenos, na cidade da Praia, pertencentes, na sua grande maioria, ao Estado, à Câmara Municipal da Praia e a privados. 

“Com esta homenagem, queremos preservar a memória de Felisberto Vieira Lopes e esperamos que a sua lembrança perdure no tempo para mostrar às gerações futuras os valores de um homem que sempre lutou para mais justiça social, contra a corrupção, causa essa, que sempre foi defendida pelo PP”, apontou. 

O Partido Popular de Cabo Verde concorre pela segunda vez às eleições legislativas no país, tendo-se candidatado aos círculos eleitorais de Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista, Américas, África e Europa/resto do mundo. 

Às legislativas do dia 18 de Abril para a eleição de 72 deputados, em 13 círculos eleitorais, dos quais 10 no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP. 

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e os três da diáspora) e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África). 

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três. 

AV/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos