Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Legislativas 2021: Partido Popular propõe criar condições para diminuir a economia informal

Cidade da Praia, 07 Abr (Inforpress) – O candidato a deputado do Partido Popular (PP) às eleições legislativas de 18 de Abril propôs hoje criar condições “materiais efectivas” e mais “atractivas” para diminuir a economia informal e simplificar o acesso ao licenciamento comercial.

Essas e outras propostas foram apresentadas pelo presidente do partido, Amândio Barbosa Vicente, em conversa com as vendedeiras e comerciantes, durante mais uma acção de campanha, no mercado do Sucupira, onde o partido apelou ao voto de confiança no próximo dia 18.

Durante a campanha, o PP auscultou as preocupações das vendedeiras, foi confrontado com questões dos cidadãos sobre as propostas do partido, cidadãos esses que, segundo o líder do PP estão bem instruídas e conscientes do papel que têm na sociedade.

Para Amândio Barbosa Vicente, isso é “muito bom”, porque demonstra que os cabo-verdianos estão bem esclarecidos e que a mensagem do PP está a passar bem.

“A redução de taxas para as vendedeiras do Sucupira, implementada pelo actual presidente de câmara, é um medida positiva e boa e sempre foi defendida pelo PP”, disse Amândio Vicente, que considerou que para o país ter mais justiça social, o salário mínimo deve passar para 20 mil escudos.

A nível do comércio, o candidato a deputado defendeu a simplificação de acesso ao licenciamento comercial, criar condições para melhorar e promover a inclusão, com o objectivo de diminuir a informalidade e que todos os comerciantes licenciados devem ter acesso livre à importação, sem necessidade de licenciamento como importador.

No seu entender, as Pequenas e Medias Empresas (PME) devem poder importar livremente e sem necessidade da licença de importação, observadas as especificidades do seu tipo de actividades e quantidade de negócios.

Para o líder dos populares, esta medida diminuirá substancialmente a informalidade dos cidadãos que trabalham com bidões e facilitará a sua inclusão na economia formal.

“Defendemos a realização e promoção de feiras denominadas pequenas máquinas, grandes negócios, onde as pessoas possam adquirir as máquinas necessárias para as suas actividades empresariais directamente dos fornecedores”, acrescentou.

Por outro lado, lembrou que caso o partido conseguir eleger um deputado ao Parlamento, o PP irá eliminar o decreto-lei 10/2007 que privatiza o serviço da saúde e propor que o INPS centralize a sua função na protecção dos trabalhadores.

Durante o dia de hoje, o Partido Popular irá apresentar ainda as suas propostas à população da Várzea, na cidade da Praia

Às legislativas do dia 18 para eleição de 72 deputados, em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

AV/JMV
Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos