Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Legislativas 2021: Mensagem da candidatura do MpD chegou às pessoas – Ulisses Correia e Silva 

Cidade da Praia, 16 Abr (Inforpress) – O presidente do Movimento para a Democracia (MpD), Ulisses Correia e Silva, assegurou hoje que a mensagem da candidatura “Cabo Verde no caminho seguro” chegou às pessoas, apontando como exemplo a recepção que tem tido nos diferentes concelhos.  

“As pessoas compreenderam muito bem o contexto em que governamos, de dificuldade extrema. Compreenderam muito bem os resultados e sabem que em condições de normalidade vamos fazer mais e melhor, seguramente”, precisou o cabeça-de-lista do MpD para o círculo eleitoral de Santiago Sul.  

Neste sentido, para os próximos cinco anos, apontou como “grande meta”, caso seja reeleito, fazer o país crescer “muito” economicamente, à semelhança do que “vinha acontecendo até 2019”.  

A “prioridade absoluta”, a seguir, de acordo com Correia e Silva, que governou o arquipélago nos últimos cinco anos, será para o emprego, com a criação de condições propícias para geração de mais emprego.  

“Quando falamos de emprego, estamos a falar das condições para gerar emprego, não só a intervenção do Estado através do emprego público, de formação, de qualificação profissional e empreendedorismo, mas de condições para que haja mais investimentos privados”, explicou o candidato a deputado “ventoinha”.  

Cabo Verde, na óptica de Ulisses Correia e Silva, tem um ecossistema “favorável” fiscal e financeiro, com apoio à assistência técnica, razão pela qual, sustentou, “muitos empreendimentos privados” estão em curso.  

Fazer com que a inclusão social e a protecção social sejam “cada vez mais fortes” é outros dos objectivos desta candidatura, por entender que há pessoas que mesmo com disponibilidade de emprego não têm condições para tal. Pelo que, defendeu o líder do MpD que é preciso prepará-las e proteger, particularmente, as pessoas em situações mais difíceis.  

Na recta final da campanha eleitoral, a mensagem que deixa aos cabo-verdianos é de “muita confiança”, e de que o MpD está nesta candidatura para “convencer e vencer”.  

“Já conseguimos convencer e agora precisamos vencer, para conseguirmos ultrapassar o período mais difícil da pandemia, vencer a pandemia e colocar o país novamente a crescer”, reiterou, acrescentando que para criar as condições para mais emprego e mais rendimento é preciso que as pessoas traduzam esta confiança em votos.  

O momento, realçou, é de apelo ao voto consciente e que vai garantir “Cabo Verde no caminho seguro”, representado por esta candidatura “ventoinha”.  

A candidatura do MpD para o círculo eleitoral de Santiago Sul encerra hoje as actividades da campanha eleitoral para as legislativas de domingo, 18, com um mini comício em Achada Santo António.    

O evento, que acontece as 18:30, foi antecedido, no período da manhã, por visitas ao Cais de Pesca da Praia, ao Mercado do Sucupira e uma arruada às principais artérias do bairro de Achada Santo António.  

Em Santiago Sul, que inclui a capital, a Cidade da Praia, estão inscritos 106.561 eleitores e serão eleitos 19 deputados.    

Às legislativas do dia 18 para eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.     

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).     

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, PAICV 29 e a UCID três.    

ZS/JMV

Inforpress/Fim 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos