Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Legislativas 2021/Maio: UCID pretende transformar Calheta numa “verdadeira” vila piscatória

Porto Inglês, 10 Abr (Inforpress) – A UCID apresentou hoje ao eleitorado da localidade de Calheta o projecto para transformar a localidade numa vila  piscatória, com um cais de pesca, e incrementar uma “zona de comércio” ligada a Santiago Norte.

Segundo o cabeça-de-lista da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) pelo círculo eleitoral do Maio, Albertino Rosa, o projecto passa também por apoiar os pescadores com equipamentos de segurança e motores para as suas embarcações.

A UCID, continuou a mesma fonte, deseja atrair jovens de outras localidades para a prática da pesca, uma actividade que vai criar empregos e rendimentos para as famílias, conforme realçou Albertino Rosa.

O candidato a deputado disse que assim como na “maioria das localidades do centro norte da ilha”, a povoação da Calheta clama por “mais investimentos” no sectores agrícola e pecuária, bem como para a mobilização de água.

Cascabulho, outra localidade percorrida pela equipa da UCID, destaca-se pela “crónica falta de água, mesmo para consumo doméstico”, e, conforme Albertino Rosa, os animais também sofrem com a sede.

Em conversa com os jovens da zona, Rosa prometeu, caso for eleito, deslocar algumas formações profissionais da cidade para zonas rurais, reactivar o Centro da Juventude de Cascabulho, para experimentarem na prática,  e, sob sua orientação, a produção de forragens hidropónicas.

Uma solução para aumentar e melhorar a qualidade do pasto para o gado, assegurou.

“Ao invés do jovens aproveitarem apenas a sombra do edifício para contarem  anedotas, podiam estar  a utilizá-lo para adquirirem conhecimentos sobre como se faz a cultura hidropónica de pasto, por exemplo,  e passar aos colegas de outras comunidades rurais”, considerou a mesma fonte.

Além de criar emprego para os jovens, Albertino Rosa quer também dinamizar as áreas do desporto ligadas ao entretenimento, caso for escolhido para representar a ilha, no dia 18.

Comprometeu-se em requalificar todas as placas desportivas espalhadas por diferentes povoações, equipá-las “devidamente”, com o objectivo, sublinhou, de  criar condições para a prática de diferentes modalidades e descoberta de “mais atletas talentosos” na lha do Maio.

 Às legislativas do dia 18 de Abril para eleição de 72 deputados, em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS,PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São

Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três na diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016,tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, PAICV 26 e a UCID três.

AB/AA
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos