Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Legislativas 2021/Maio: MpD promete massificar formação profissional e preparar mão-de-obra para mercado do turismo

Porto Inglês, 03 Abr (Inforpress) – A cabeça-de-lista do Movimento para Democracia (MpD) garantiu hoje, durante uma visita ao Centro de Formação Profissional do Maio, que caso vençam as eleições do dia 18 a aposta vai ser na “massificação” da formação profissional.

Segundo Joana Rosa, nos últimos cinco anos o partido que representa “apostou forte” na formação profissional no País, pelo que consta da plataforma eleitoral a massificação da formação profissional na ilha, como forma de preparar a juventude maiense para o mercado do turismo, que se perspectiva para ilha nos próximos anos.

Conforme informou aquela candidata, nos últimos anos, o centro já formou vários jovens para o mercado do trabalho, pelo que pretendem continuar nesta linha, como forma de ajudar os jovens a terem um emprego e conseguirem um “bom salário”.

“Estamos a criar a base para que possamos dar a sustentação ao turismo aqui na ilha”, frisou, realçando que outros jovens também estão a ser contemplado com formação profissional e superior em outras áreas, tanto na Cidade da Praia como no exterior.

 Joana Rosa informou ainda que o centro de formação profissional do Maio, vai receber obras de requalificação “brevemente”, no quadro do projecto da reabilitação, ampliação e modernização do porto do Maio, o que, conforme disse, vai contribuir para que sejam ministradas formações de níveis 4 e 5 em outras actividades que a ilha tem “grandes potenciais”.

Referiu ainda que nos próximos tempos vai ser ministrada formação profissional destinada ao sector primário, como agricultura e pesca, ressalvando, por outro lado, que o centro já tem projectos para ministrar formação profissional para pequenas indústrias.

Joana Rosa disse ainda que neste momento encontra-se em curso uma formação em guia turístico, culinária e monitores de jardim, acrescentando que o centro de formação profissional realiza as suas formações sempre em sintonia com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).

Às legislativas do dia 18 para eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

WN/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos