Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Legislativas 2021/Maio: Joana Rosa garante que vila da Calheta conta com nova máquina de gelo já em funcionamento

Porto Inglês, 06 Abr (Inforpress) – A cabeça-de-lista do Movimento para a Democracia (MpD) pelo círculo eleitoral do Maio, Joana Rosa, garantiu hoje que a vila da Calheta já conta com uma nova máquina de gelo, em funcionamento desde esta segunda-feira.

A candidata afiançou, ao contrário do que tinha dito a candidatura adversária na semana passada, que a produção de gelo na vila da Calheta já é uma realidade porque a unidade, recentemente instalada, começou a funcionar a partir desta segunda-feira.

“Foi um investimento que a Câmara Municipal fez há muito tempo, que acabou por avariar, mas que felizmente já começou a funcionar, portanto a população e principalmente os pescadores vão poder ter acesso ao gelo e com isso realizarem as suas actividades sem grandes constrangimentos”, disse Joana Rosa.

Além disso, Joana Rosa fez saber que outros projectos vão ser implementados na ilha, graças ao financiamento do Governo do Japão que financiou recentemente um projecto a Cabo Verde, na qual a ilha do Maio também vai ser contemplada nos sectores da agricultura e da pecuária.

Aquela candidata disse, por outro lado, que os pescadores vão ser beneficiados com a linha de financiamento do projecto ligado à expansão e modernização do porto do Maio e acrescentou também que as casas de abrigo dos pescados, situado em Praia Gonçalo e em Porto Cais, vão ser reabilitadas como forma de dar mais dignidade aos homens do mar.

Salientou ainda que, no quadro destes projectos, os pescadores vão poder beneficiar de uma linha de crédito para adquirirem embarcações de maior porte para poderem deslocar-se a uma maior distância conseguirem maior captura de pescado e, consequentemente, melhorarem as suas condições de vida e das suas famílias.

Joana Rosa disse também que o perímetro agrícola de Lage Branca vai ser contemplado com uma unidade de dessalinização de água salobra para a produção de água para irrigação, algo também muito aguardado pelos agricultores da zona centro e do norte da ilha.

Às legislativas do dia 18 de Abril, para a eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais 10 no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e os três da diáspora) e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

WN/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos