Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Legislativas 2021: Líder do PP diz que os resultados foram “extremamente baixos” (c/áudio)

Cidade da Praia, 18 Abr (Inforpress) – O candidato a deputado do Partido Popular (PP) pelo círculo eleitoral de Santiago Sul afirmou hoje que os resultados provisórios das legislativas de hoje foram “extremamente baixos” para os objectivos preconizados pelo partido.

Os primeiros resultados provisórios divulgados pela Comissão Nacional de Eleições, (CNE) apontam que o Partido Popular (PP) conseguiu 729 votos, quando estavam escrutinadas 1245 mesas de votos a nível do território nacional.
Em declarações à Inforpress, Amândio Barbosa Vicente começou por agradecer a todos os cabo-verdianos que votaram nas propostas do Partido Popular.

“O nosso resultado é extremamente baixo e ficamos triste porque não conseguimos eleger nem um deputado”, referiu.
Amândio Barbosa Vicente assegurou que os resultados serão analisados junto da direcção do partido e avançou que o seu lugar estará à disposição, caso houver necessidade de uma nova liderança, mas ciente de que irá continuar a ser um cidadão activo na sociedade cabo-verdiana.

Por outro lado, deixou um alerta ao actual vencedor das eleições, Ulisses Correis e Silva, de que a sua governação não será fácil, vincando que o PP vai continuar a denunciar situações de corrupção e irregularidades e lutar pela transparência e boa gestão da coisa pública.

“Em Cabo Verde, a democracia tem tido bastante limitação, com muita pobreza e onde os indivíduos estão ligados ao Estado e à administração pública, com muita compra de votos e doações de arcas, dinheiro e cadastro social, que ultimamente têm vindo a condicionar a liberdade dos cidadãos”, referiu.

Às urnas foram chamados quase 393 mil eleitores, sendo 340.241 registados a nível do país, e 52.752 a nível da diáspora. Ao todo são 1.245 assembleias de voto no arquipélago e 236 assembleias de voto no estrangeiro.

Os dados provisórios da CNE apontam para uma abstenção dos 41.5%.

O PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

AV/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos