Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Legislativas 2021: José Maria Neves destaca importância da participação de todos cabo-verdianos nas eleições

Cidade da Praia, 18 Abr (Inforpress) – O antigo primeiro-ministro, José Maria Neves exerceu o seu direito ao voto no Seminário de São José, na Cidade da Praia, e destacou a importância da participação de todos cabo-verdianos neste acto “muito importante”.

Após exercer o seu dever cívico, o antigo primeiro-ministro (2001-2016), também candidato às próximas eleições presidenciais, adiantou à imprensa que a eleição dos deputados ao parlamento é “um dos momentos mais importantes de um país” pelo que “todos devem cumprir o seu dever de votar”.

As eleições legislativas, segundo José Maria Neves, revestem-se de grande importância para o País e apelou a todos a se dirigirem às urnas e a participarem nesta “jornada cívica” que resultará na escolha dos governantes.

A afluência às urnas nos últimos tempos tem sido “muito fraca”, na óptica do antigo primeiro-ministro, que chamou a atenção nesse sentido, apelando as pessoas a nível nacional e na diáspora, a participem nesta escolha “importante” que vai marcar o futuro do País nos próximos anos.

Neves realçou o “importante” papel dos observadores internacionais no processo eleitoral. São mais de sessenta observadores internacionais que se deslocaram ao País no sentido de acompanharem o processo eleitoral das Legislativas de 2021.

Para José Maria Neves, esses observadores têm feito um trabalho “a todos os títulos interessante”, no quadro do reforço da democracia e da governação, da afirmação das liberdades que são condições básicas para o desenvolvimento sustentável dos nossos países, considerou, “não só em Cabo Verde mas em todos os países da CEDEAO”.

As eleições presidenciais em Cabo Verde estão agendadas para 17 de Outubro de 2021, às quais já não concorre Jorge Carlos Fonseca, no cumprimento do segundo mandato como Presidente da República.

Às legislativas de hoje, para eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e os da três diáspora) e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

A nível da diáspora são eleitos seis deputados, sendo dois para a Europa e resto do mundo, dois para a África e dois para América.

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

CS/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos