Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Legislativas 2021: Janira Hopffer Almada “esperançada” na mudança governamental

Cidade da Praia, 08 Abr (Inforpress) – A presidente do PAICV diz-se “esperançada” numa mudança governamental no pleito eleitoral de 18 deste mês e justificou esta convicção com o “entusiasmo” à volta da candidatura “Cabo Verde para todos” e “sinais claros de desespero do Governo”.

Janira Hopffer Almada disse ter constactado nos olhares, que as pessoas depositam “grande confiança” no projecto que lidera, asseverando que “Cabo Verde para todos” vai colocar em primeiro lugar interesse de cada cabo-verdiano e de todas as pessoas que escolhem Cabo Verde para realizarem as suas vidas.

Em jeito do balanço da primeira semana de campanha para as eleições legislativas, Janira Hopffer Almada enalteceu a forma como o projecto “Cabo Verde para todos” tem sido recebido “com muito entusiasmo” pelo eleitorado, de tal ponto que acusa o Governo ter estado a utilizar indevidamente recursos de Estado, em plena campanha, para tentar manter-se no poder.

Neste quesito, denunciou factos, que a mesma considera evidentes como “os empréstimos que estão a serem feitos por algumas câmaras municipais suportadas pelo MpD com aval do Governo, a menos de duas semanas de eleição” e questionou se nesta altura seria normal que a câmara de São Miguel faça um empréstimo de 28 mil contos, com aval do executivo.

Condenou, ainda, o “recrutamento massivo de jovens para estágios, única e exclusivamente com promessa de trabalhos”, mediante condicionamento de voto, de entre outras “imoralidades e inverdades”, e fez questão de ressalvar que o “PAICV, chegando ao poder, fará política com amor, transparência, seriedade e honestidade”.

“Lanço um apelo para que façamos um jogo limpo e uma luta limpa para convencermos os cabo-verdianos com ideias e propostas. Recursos de Estado devem servir às necessidades do Estado e satisfazer anseios da população cabo-verdiana”, desafiou Janira Hopffer Almada.

Quanto à forma como a campanha está a decorrer em plena pandemia da covid-19,  a líder do PAICV referiu que o partido pautou-se por sensibilizar as pessoas pelo cumprimento das normas sanitárias e que, inclusivamente, a candidatura que lidera tem estado a ofertar máscaras, para além de exigir distanciamento nos seus eventos.

Lamenta que a sua candidatura tenha estado a enfrentar grandes desafios para chegar a todos os círculos eleitorais, por falta de meios de transportes, tanto marítimos como aéreos, para estar mais tempo no terreno, mas fez questão de esclarecer que apesar destes condicionalismos, fez o seu trabalho de casa nos últimos três meses em pré-campanha.

Janira Hopffer Almada acrescentou ainda que durante estes últimos cinco anos visitou, por mais de uma vez, todos os municípios, para poder conhecer a realidade do povo em profundidade, visando ter resposta para satisfazer a expectativa de todos os cabo-verdianos.

Às legislativas do dia 18 para eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

SR/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos