Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Legislativas 2021/Ilha do Sal: UCID se propõe a consolidar Palmeira como cidade industrial – cabeça-de-lista

Espargos, 08 Abr. (Inforpress) – O cabeça-de-lista da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), no Sal, Aldirley Gomes, asseverou que o partido democrata se propõe a consolidar Palmeira como cidade industrial caso vir a formar Governo ou somar assentos no Parlamento.

Aldirley Gomes fez estas declarações, quarta-feira, na vila da Palmeira, onde a comitiva fez uma passagem na localidade piscatória e zona industrial para contactos directos com a população, empresários, lojistas, empreendedores, levando a mensagem “Basta dos mesmos! Somos opção, Sim”, conforme slogan de campanha, também auscultar os seus anseios, preocupações e reivindicações.

“Ouvir, também, algumas propostas de solução, e a partir daí consolidar aquilo que são as propostas para Palmeira, que tem essa vocação industrial e portuária que é preciso alavancar”, evidenciou, defendendo, por outro lado, a necessidade de estabelecimento de instituições, nomeadamente de bancos, seguradoras, que poderá permitir a elevação da vila à categoria de cidade.

“Para também estimular a entrada de mais investidores, empresas, poder público, no sentido de, finalmente, consolidar a Palmeira como cidade industrial. Criar a nossa economia através da implementação da indústria na Palmeira”, precisou.

Além desse propósito, o candidato a deputado nacional apresentou outras propostas de transformação da região, nomeadamente a construção de uma escola, de raiz, com outras valências tecnológicas, porque a existente, conforme observou, “é obsoleta”, melhor atenção ao sector das pescas e aos pescadores, com a construção de um centro de tratamento e transformação do pescado, entre outros desideratos.

“Dar dignidade aos pescadores, criar melhores condições de vida e de trabalho, nomeadamente a nível de formação, equipamentos de navegação, segurança que lhes permita alcançar bancos de pesca mais distante, melhor a capacidade e captura (…)”, enumerou.

Esta passagem pela vila da Palmeira, segundo Aldirley Gomes, consentiu um sentimento de confiança, porque as pessoas, conforme referiu, “estão a sentir, claramente, a necessidade de mudança.

“Estamos bastante confiantes. Sente-se, claramente, que as pessoas querem mudança, um outro rumo para Cabo Verde. Percebemos que estão cientes da importância destas eleições para o País, tendo em conta esse contexto de pandemia global…”, considerou.

“Cientes de que é necessário sairmos dessas eleições com um Governo capaz de ouvir todos os cabo-verdianos, só possível com a distribuição do poder por todas as forças políticas”, concluiu.

A caravana da UCID vai hoje calcorrear a zona de Terra Boa em contactos com a população da zona agrícola da ilha.

Às legislativas do dia 18 de Abril para eleição de 72 deputados, em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

SC/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos