Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Legislativas 2021/Sal: UCID defende criação do Município de Santa Maria

Santa Maria, 07 Abr. (Inforpress) – O candidato a deputado na lista da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), no Sal, diz que a candidatura é também a favor da criação do Município de Santa Maria, uma reivindicação antiga dos salenses.

Tendo em conta a importância de Santa Maria para o País, enquanto principal destino turístico de Cabo Verde, Aldirley Gomes entende que a cidade turística precisa de um “olhar diferenciado”, e estando ele na Assembleia Nacional poderá, novamente, levar a matéria sobre a criação do município para debate.

“Santa Maria já precisa, de facto, de uma administração mais próxima, dedicada à localidade, pelo que apoiamos essa reivindicação antiga dos cidadãos, dos salenses, relativamente à criação do Município de Santa Maria, de modo a poder transformá-la numa cidade turística de qualidade e sustentável”, sublinhou.

Para o grupo que esta terça-feira esteve em Santa Maria, em contactos com a população, é “hora de mudar”, indicando que os salenses da cidade turística precisam de uma “maior participação” nos recursos gerados através do turismo.

“É isso a sustentabilidade”, examinou Adirley Gomes.

Referindo que as propostas para a ilha são transversais, falando, desta feita, das que a UCID tem para a juventude, o cabeça-de lista defende que os jovens, tanto de Santa Maria, como os de todas as localidades do Sal, merecem soluções, mais inclusão e oportunidades, aludindo que o turismo nacional “deve muito” a Santa Maria.

“Levamos a nossa mensagem de esperança, na nossa capacidade de mudar o rumo deste país, garantindo igualdade de direitos e oportunidades para cada cabo-verdiano, para cada salense”, exteriorizou, reiterando apostas para a juventude a nível de qualificação, financiamento para formação superior, formação técnica profissionalizante, associativismos para, conforme disse, “libertar” as associações das “garras partidárias”.

“Se as associações tiverem um fundo de financiamento para desenvolverem as suas actividades, conseguiremos que sejam, de facto, organizações para servir a comunidade e não partidos políticos, que é o que temos assistido”, explicou.

Perante os problemas da ilha, Aldirley concluiu, insistindo, que colocar a ilha do Sal no “topo das decisões políticas nacionais”, com intervenções que defendam a ilha e os seus cidadãos só será possível com uma representação no Parlamento que esteja comprometida com a ilha e não com o seu partido.

Esta quarta-feira, os candidatos a deputados nacionais, pela lista da UCID, reservam o dia para contactos com a população de Fortim, 8/24, Palmeira e Fonte Riba.

Às legislativas do dia 18 de Abril para eleição de 72 deputados, em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

SC/JMV
Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos