Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Legislativas 2021/ Fogo: UCID acredita na eleição de um deputado na ilha do Fogo

São Filipe, 13 Abr (Inforpress) – A candidatura da União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID), no círculo eleitoral do Fogo, regressou esta semana às acções de campanha, com contactos porta-a-porta, depois de quase uma semana de actividades suspensas.

O cabeça-de-lista da UCID por aquele círculo eleitoral, Pedro Ribeiro, convocou a imprensa para explicar os reais motivos da suspensão das actividades de campanha, designadamente, a falta de recursos financeiros para cobrir todas as despesas da campanha.

Pedro Ribeiro disse aos jornalistas que a interrupção das acções foi uma decisão da candidatura local mas está tudo resolvido e a Direcção Nacional do partido já garantiu que vão continuar a apoiar, dentro das suas possibilidades, com as verbas necessárias para o retomar das actividades de rua.

“De facto, vivemos uma situação crítica, não apenas a candidatura do Fogo”, disse aquele responsável político, continuando que “é mais do que evidente as dificuldades por que passam certos partidos, designadamente a UCID, num país onde os recursos não abundam, ao contrário do que acontece com o PAICV e o MpD”.

Pedro Ribeiro acredita que podem fazer uma campanha com “poucos recursos” e acusa a forma “vergonhosa” como esses dois partidos exibem e esbanjam dinheiro público nas campanhas eleitorais, o que demonstra a fraca qualidade da democracia cabo-verdiana.

Mesmo depois de todos esses dias de “reflexão e de ponderação” e sem contacto com a população, o cabeça-de-lista da UCID no Fogo disse que não vai desistir e mostra-se absolutamente convicto de que ainda vão a tempo de colocar um representante da ilha do vulcão no parlamento cabo-verdiano.

A convicção do candidato está estribada na crença de que a juventude foguense vai aproveitar este momento e dar uma oportunidade à UCID de defender a ilha do Fogo junto dos centros de decisão.

“Temos um povo esclarecido e esperamos dois deputados para o PAICV, outros tantos para o MPD e um para a UCID”, finaliza.

Hoje a caravana da UCID estará na localidade de Chã das Caldeiras, no município de Santa Catarina do Fogo.

Às legislativas do dia 18 de Abril, para a eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais 10 no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e os três da diáspora) e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

PPM/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos