Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Legislativas 2021/Fogo: Perto de seis dezenas de reclusos da cadeia civil de São Filipe votam hoje

São Filipe, 07 Abr (Inforpress) – Cerca de 60 reclusos da cadeia civil de São Filipe, exercem hoje e de forma antecipada o direito de voto para as legislativas do dia 18, disse à Inforpress o delegado da Comissão Nacional das Eleições (CNE).

Francisco Tavares avançou que 59 reclusos pediram para exercer o direito de voto de forma antecipada, no âmbito do artigo 213º nº 2 alínea b) e que a votação acontece hoje, com início as 10:30, no estabelecimento prisional, respeitando o estatuído no artigo 214 do Código Eleitoral.

Do total dos reclusos que requereram o voto antecipado, a “esmagadora maioria” é do município de São Filipe, 54, quatro são dos Mosteiros e um de Santa Catarina do Fogo, mas o delegado avançou que um dos reclusos de São Filipe, que pediu para votar antecipadamente, já deixou este estabelecimento.

Além dos reclusos, a lei permite a outras categorias profissionais o exercício do voto antecipado, desde que no dia das eleições estejam impedidos de o fazer por motivos profissionais.

Para a realização do voto antecipado, a CNE enviou, há sensivelmente uma semana, os boletins para o efeito.

Além de votação antecipada a delegação de CNE promove, a partir de hoje, e até sábado, 10, uma acção de formação para todos os membros das 66 mesas de assembleia de votos e dos fiscais de São Filipe.

Formação do género também é realizada nos municípios dos Mosteiros e de Santa Catarina, igualmente para todos os membros das assembleias.

Quem não participar na formação será excluída.

JR/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos