Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Legislativas 2021/Fogo: Ilha estagnou-se desde 2016 e é preciso retomar os investimentos – PAICV

São Filipe, 03 Abr (Inforpress) – A candidatura do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) no Fogo, às eleições de 18 de Abril, considera que a ilha estagnou-se em 2016 e elege como “prioridade das prioridades”, ganhando as eleições, a retoma dos investimentos.

A cabeça-de-lista do PAICV pelo círculo eleitoral do Fogo, Eva Ortet, aponta como uma das primeiras apostas, a conclusão do anel rodoviário e a transformação do aeródromo de São Filipe, sem esquecer o sector agrário, por tratar-se de uma ilha essencialmente agrícola.

Neste capítulo, o PAICV assume o compromisso de continuar a apostar na mobilização da água, modernizar a agricultura, aumentar a produção e transformação para comercializar os produtos a nível das ilhas e da diáspora.

No sector da saúde, promete priorizar a construção dos centros de saúde de São Filipe e de Cova Figueira (Santa Catarina) que, segundo Eva Ortet, constava da plataforma para a legislatura anterior.

A este propósito, a número um da lista pelo Fogo fez saber que para a construção do centro de saúde de São Filipe, em 2016, tinha o financiamento garantido através do Fundo de Kuwait, mas mesmo assim não foi construído.

Hoje e com a presença da presidente do PAICV, Janira Hopffer Almada, que chegou na tarde de sexta-feira à ilha, este partido tem agendado uma passeata na cidade de São Filipe com visitas aos mercados municipais, e apresentação pública dos candidatos nos Mosteiros, Santa Catarina e São Filipe.

Já na tarde de sexta-feira, a presidente do PAICV visitou as famílias que perderem seus entes queridos no acidente do mês passado na localidade de Achada Furna, no município de Santa Catarina do Fogo.

A apresentação descentralizada, segundo a cabeça-de-lista, é para valorizar as candidaturas dos outros concelhos, seguindo aquilo que aconteceu nas ilhas para onde a líder conseguiu viajar, sublinhando a importância da ilha do Fogo para o PAICV.

Já no domingo, antes do regresso à Praia, Janira Hopffer Almada tem agendado encontro com a juventude para apresentar a plataforma eleitoral porque, explicou Eva Ortet, neste momento é preciso mostrar os compromissos, falar com as pessoas e explicar-lhes o que propõe para a ilha.

“Vamos a uma eleição e não é só criticando e fazendo o balanço da má governação, mas principalmente, temos de apresentar as soluções e é isso que vamos fazer durante a campanha.

Às legislativas do dia 18 para eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

JR/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos