Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Legislativas 2021/Fogo: Afluência às urnas fraca no primeiro período do dia a nível da ilha

São Filipe, 18 Abr (Inforpress) – A afluência às urnas no primeiro período do dia foi fraca a nível dos três municípios da ilha do Fogo, segundo o delegado da Comissão Nacional das Eleições (CNE) em São Filipe, Francisco Tavares.

Por volta das 13:00 horas, nas várias mesas de assembleias de voto, a média de votantes era inferior a 50 por cento (%) e, em algumas, a percentagem oscilava entre um quarto e um terço.

Quer o delegado da CNE como os integrantes das diferentes candidaturas esperam que a tendência se altere no período da tarde.

A afluência é baixa, tanto nos centros urbanos como nas localidades do interior, mas as candidaturas, sobretudo do Movimento para a Democracia (MpD) e do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), têm várias viaturas a circularem para transporte dos seus apoiantes.

Em toda a ilha as mesas de assembleias de voto abriram à hora marcada e estão a funcionar sem grandes constrangimentos.

A nível da ilha estão inscritos nos cadernos eleitorais 25.753 eleitores, distribuídos pelos municípios de São Filipe com 15.594, Mosteiros com 6.248 e Santa Catarina 3.911 eleitores, com um total de 119 mesas de assembleias de voto, sendo 66 em São Filipe, 26 nos Mosteiros e 17 em Santa Catarina do Fogo.

Às legislativas de hoje, para a eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais 10 no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e os três da diáspora) e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

JR/HF

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos