Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Legislativas 2021: CNE sugere aos partidos políticos a criação de directores para questão da covid-19

Cidade da Praia, 26 Fev (Inforpress) – A presidente da Comissão Nacional das Eleições (CNE) surgeriu hoje aos partidos políticos que criem a figura de agentes ou directores que vão definir o plano de prevenção da covid-19 durante o período da campanha eleitoral.

Maria do Rosário manifestou esta ideia em declarações à imprensa, à margem do seminário “Eleições em contexto da pandemia: o desafio da participação democrática e a segurança sanitária”, realizado pela Rede das Estruturas de Gestão Eleitoral na África Ocidental (Econec), na Cidade da Praia.

Para a campanha eleitoral, que decorre de 01 a 16 de Abril, com vista a eleição legislativas de 18 de Abril, a CNE deixou algumas recomendações para os partidos políticos e para a organização da sociedade civil.

Para os partidos políticos, a recomendação da CNE vai no sentido de “planificar melhores as suas actividades de proximidade”, ou seja, a adoptar medidas que vão ajudar as pessoas que quando aderirem às actividades da campanha eleitoral “estejam seguras”.

“Assim como tem administradores para as campanhas, podem também ter administradores ou directores para a questão da covid-19, que vai definir o plano de cada partido político durante o período da campanha eleitoral”, sugeriu.

Aos cidadãos, a CNE, segundo esta responsável, recomenda a participação, mas que se coloquem, acima de tudo, em situações que fiquem seguros contra o contágio pela covid-19.

“Nós pedimos encarecidamente aos cidadãos que tomem todas as medidas, porque basta que um cidadão não esteja seguro pode pôr em causa todos os demais. Nós pensamos que é possível que as eleições de 18 de Abril sejam bem sucedidas, mas os partidos políticos, sobretudo, deverão rodear de medidas que garantam maior segurança,”, disse, advertindo que precisam ter melhorias relativamente às medidas adoptadas nas eleições de 25 de Outubro de 2020.

Da parte da administração eleitoral, Maria do Rosário comprometeu-se a fazer “todos os esforços” no sentido de “melhorar e criar mais segurança” para os eleitores no dia da votação.

As eleições legislativas em Cabo Verde para eleição dos 72 deputados que integram a Assembleia Nacional estão marcadas para o dia 18 de Abril e vão decorrer em 13 círculos eleitorais, sendo dez no País e três na diáspora.

AM/AA  

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos