Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Legislativas 2021: Brava não teve “experiência positiva” em relação a investimento no desporto – PAICV

Nova Sintra, 13 Abr (Inforpress) – O cabeça-de-lista do PAICV pelo círculo eleitoral da Brava às eleições legislativas do dia 18, assegurou, segunda-feira, que a ilha não teve nenhum tipo de “experiência positiva” em relação a investimento no desporto.

De acordo com Clóvis Silva, que hoje está na localidade de Cachaço, em mais uma acção de campanha eleitoral, todos os investimentos feitos na ilha no sector do desporto foram durante a governação do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV).

“Tem uma única placa desportiva feita pelo MpD, na localidade de Baleia, e as outras nove foram construídas pelo PAICV”, esclareceu o candidato, acusando a lista adversária de não ver o desporto como uma forma de ajudar os jovens a combater os males sociais e a “inactividade existente” na ilha.

“Nós vemos o desporto como uma forma de, não só para criar nos jovens o espírito de estarem a comportar bem, mas também para dinamizá-los a nível local”, apontou Clóvis Silva, para quem esta política não aconteceu durante o mandato anterior do MpD.

“Os jovens estão a sentir que não há nenhuma aposta no desporto, que tinha um percurso, que está completamente abandonado (…) porque não há apoio”, acusou o candidato, reforçando que os governos central e local deixaram de apoiar a ilha no sector.

Por isso, o aspirante a mais um mandato como representante da Brava no parlamento garantiu que umas das bandeiras do governo do PAICV, caso seja eleito, é apoiar e incentivar o desporto com a reafirmação das associações comunitárias.

“Vamos financiar as associações comunitárias e, através delas, reactivar o desporto, dentro daquilo que representa para a comunidade, seja porque é saúdavel e também por mobilizar toda a comunidade”, explicou, apontando que essa mobilização pode levar os jovens à pratica de outro tipo de desporto, que não seja o futebol.

Clóvis Silva apontou, por isso, para a necessidade de construir um campo relvado, “mesmo que seja de treino, em Nossa Senhora do Monte para os jovens e praticantes da parte norte da ilha.

“Nossa Senhora do Monte tem espaço e necessidade para ter um campo relvado, só não foi contraído por falta de vontade”, considerou.

Para esta quarta-feira, a caravana do PAICV, liderada por Clóvis Silva, vai estar em Cachaço e Nossa Senhora do Monte para contactos e auscultar a população.

Da lista do PAICV para o círculo eleitoral da Brava consta ainda Armindo Moreira, João Pereira Baptista, Augusto Cabral, Melanice de Pina e Reinando Martins, que é o mandatário.

Às legislativas do dia 18 para eleição de 72 deputados, em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

OM/CP

Inforpress/Fim 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos