Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Legislativas 2021/Boa Vista: Walter Évora defende “mudanças profundas” no sector dos transportes

Sal Rei, 08 Abr (Inforpress) – O cabeça-de-lista do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) pelo círculo eleitoral da Boa Vista, Walter Évora, pede “mudanças profundas” no sector dos transportes para que a ilha não seja dependente e vulnerável.

“O transporte é um dos sectores que teremos que fazer mudanças profundas, porque a ilha, neste momento, está muito mal servida, principalmente de ligações aéreas. Boa Vista tem, neste momento, dois voos semanais, o que nos prejudica gravemente, deixa a ilha muito dependente e vulnerável”, disse o candidato, em declarações à Inforpress.

Para este cabeça-de-lista do PAICV, numa ilha que depende essencialmente de evacuações médicas, há que ter uma nova e verdadeira política de transporte que permita a conectividade da Boa Vista.

“Seguramente que os acordos existentes não poderão continuar ou terão que ser revistos. Nós sempre defendemos um mercado doméstico concorrencial, com uma companhia área nacional que garanta efectivamente as ligações. A solução encontrada pelo actual governo não serve e tem que ser alterada”, acrescentou.

Em relação aos transportes marítimos, Walter Évora entende que “a situação não é muito diferente”.

“A Ilha da Boa Vista continua com graves deficiências em termos de transportes marítimos, não há uma regularidade que permita ter um transporte de cargas e passageiros. Há constantemente cancelamento de viagens…”, lamentou.

Este cabeça-de-lista denunciou ainda situações em que passageiros que ficam em cima do porto à espera, uma vez que “não há condições neste momento para o embarque na ilha da Boa Vista”.

“É um investimento importante que nós temos lutado há vários anos para se criar um hangar mínimo para as pessoas se abrigarem do sol, do vento, da chuva, que às vezes pode acontecer. Há que se ter atenção a esse sector que é também importante para ilha da Boa Vista”, frisou.

Amanhã, sexta-feira, a comitiva do PAICV na Boa Vista irá, na parte de manhã, se organizar para receber a líder nacional do partido, Janira Hopffer Almada, que chega à ilha para passar três dias. À tarde haverá um comício no polidesportivo de Sal Rei.

Às legislativas do dia 18 de Abril para eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos eleitorais de Cabo Verde, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

GSF/JMV

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos