Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Legislativas 2021/Boa Vista: PP apela para “um investimento profundo” no sector das pescas

Sal Rei, 05 Abr (Inforpress) – O terceiro da lista do Partido Popular (PP) para o círculo da Boa Vista, José Armando Ferreira, defendeu hoje que é preciso dinamizar a pesca na ilha, a começar por “um investimento profundo” no sector.

“Em relação ao sector das pescas, temos uma carência de tudo aqui na Boa Vista. Praticamente em todos os sentidos necessitamos de implementar serviços”, disse o candidato em declarações à imprensa, completando que o seu partido está a propor formação aos pescadores que, no seu ponto de vista, “é essencial”, porque equivale ter também um potencial humano adequado para o serviço que se pretende.

José Armando Ferreira afirmou ainda que o seu partido é a favor da implementação de uma política de acompanhamento do Governo à situação das pescas e dos pescadores “no sentido lato da palavra, o que não tem sido feito até agora”.

“Aqui falta tudo. Sabemos que na Boa Vista havia, desde sempre, uma cultura muito dinâmica nos trabalhos relativamente à pesca, o que tem vindo a faltar nos últimos anos. Tínhamos a fábrica de conserva que dava cobertura à Boa Vista em todos os sentidos, havia uma dinâmica muito bonita de se ver. Nos últimos anos houve um deterioramento desse serviço quase ao nível do nada”, lamentou.

Prosseguindo, defendeu que Boa Vista necessita, antes de mais, de um posto de transformação de pescado para que haja acesso ao mercado dos hotéis e, para além disso, também aspirar exportar para o exterior.

“Não podemos deixar o pescado na mão somente dos estrangeiros. É uma riqueza enorme que não está sendo minimamente desfrutada por nós. O PP pretende que haja uma tomada de posição que realmente possa trazer benefícios para Cabo Verde”, acrescentou.

José Armando Ferreira afirmou também que na ilha da Boa Vista há um mercado de peixe que poderia estar a funcionar em ótimas condições, mas que o mesmo “foi deixado ao Deus dará”.

“Praticamente as peixeiras e os pescadores não tiveram nenhuma formação e continuaram a fazer o que faziam antes, só que, invés de vender nas ruas, vendem dentro do mercado. Não há uma linha profissionalmente a seguir, cada um faz o que quer. isso não pode”, denunciou.

O Partido Popular estará durante o dia de hoje em Sal Rei a realizar contactos com os eleitores. Amanhã privilegiará contatos porta-a-porta, divididos em grupos espalhados por Sal Rei e outras localidades da ilha.

Às legislativas, em que os eleitores são chamados às urnas no dia 18 de Abril para a eleição de 72 deputados, em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

GSF/DR

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos