Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Legislativas 2021/Boa Vista: MpD vai revindicar resolução do problema de água dessalinizada para agricultura

Sal Rei, 07 Abr (Inforpress) – A cabeça-de-lista do Movimento para a Democracia (MpD) Elisabete Évora diz que irá revindicar a resolução do problema de água dessalinizada também para agricultura, sendo que a disponibilização para o consumo já está a ser equacionada. 

Em mais um dia da estratégia que tem vindo a desenhar, com a caminhada de manhã na cidade de Sal Rei e na parte de tarde outras localidades do interior, hoje, a região escolhida foi o Norte onde, segundo Elisabete Évora, além do problema de abastecimento de água potável que já está a ser selecionado, o MpD quer ver a construção da estrada da cidade até a região, outra revindicação antiga da população. 

“A água para o consumo é o nosso problema maior e já está a ser resolvido para a nossa felicidade, e este é um grande investimento do Governo, com a disponibilização de uma dessalinizadora em Fundo das Figueiras que distribuirá água para o consumo nas localidades de João Galego e Cabeça de Tarafes”, indicou, certificando que “desta forma se resolverá o problema da água”. 

Entretanto, Elisabete Évora reconhece que “há ainda o problema que considera grave que é disponibilização de água para agricultura, que tem vindo a piorar por causa dos anos de seca, levando os agricultores e criadores de gado a passar grande sufoco, por causa de falta de pasto, também”. 

A mesma fonte promete “levar a proposta de criar condições para dessalinização de água para agricultura”, porque ao seu ver, “ficar à espera somente pela chuva traz consequências complicadas e difíceis para o sector agrícola”. 

Elisabete Évora relembrou “os programas de mitigação da seca em que o Governo ajudou na limpeza de fontes”, entretanto reconhece que “isto é suficiente e não resolve o problema de falta de água”, pelo que repetiu que “a melhor forma de resolver este problema será com a dessalinização de água em quantidade de modo a satisfazer as necessidades de cultivo agrícola e para os criadores de gado”.  

Outros problemas que considera que “dificulta e condiciona a vida das pessoas na zona Norte é a questão de segurança, assim como a falta de um posto de combustível e de instituição bancária, entre outras instituições público-privadas”.

Por isso sugere um comando policial e um posto de combustível e uma instituição bancária para servir aquela região da ilha, para “facilitar a vida das pessoas no Norte, que para tratar de qualquer assunto têm que deslocar para a cidade de Sal Rei”.

Às legislativas do dia 18 para eleição de 72 deputados, em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

VD/DR

Inforpress 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos