Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Legislativas 2021: António Monteiro quer trabalho “eficiente e profundo” para desenvolver economia de São Vicente

Mindelo, 09 Abr (Inforpress) – O cabeça-de-lista da União Cabo-Verdiana Independente e Democrática (UCID) pelo círculo de São Vicente nas legislativas do dia 18 defendeu hoje “urgência” na retoma de um trabalho “eficiente e profundo” para desenvolver a economia de São Vicente.

Segundo António Monteiro, que foi à baixa do Mindelo para falar com os eleitores da cidade sobre as propostas da UCID, hoje a ilha de São Vicente tem uma “economia estagnada” diante de um Governo que “prometeu muito e pouco ou nada fez”.

Para o candidato a deputado, não obstante a pandemia, os empresários sanvicentinos esperavam “muito mais desse Governo”, porque a covid-19 veio no último ano da governação do País e, durante quatro anos, poder-se-ia ter “criado melhores condições”.

“São Vicente foi outrora uma ilha com uma dinâmica muito interessante em Cabo Verde, hoje ela não é. É importante retomarmos essa dinâmica económica para fazer o dinheiro circular na ilha de São Vicente, em São Nicolau e Santo Antão e em todas as outras ilhas para garantir a felicidade dos cabo-verdianos e a realização plena dos empresários cabo-verdianos”, considerou a mesma fonte.

António Monteiro frisou que os empresários sanvicentinos querem ter uma “margem muito grande” para poder desenvolver o seu negócio, mas adiantou que o Governo “pouco ou nada fez”  a nível da pesca da pecuária e da agricultura, entre outras áreas.  

No entanto, explanou, para retomar a economia da ilha é preciso criar bancos com taxas de juros “baixíssimos” e instituições disponíveis para “quebrar” a burocracia que é “demasiadamente alta e dificulta” os armadores.

Defendeu ainda a necessidade de uma “política fiscal própria”, para incentivar os armadores e empresários, e trazer a dinâmica económica para São Vicente que, lembrou, “sempre foi invejada outrora  a nível nacional”.

António Monteiro quer que as três ilhas São Nicolau, São Vicente e Santo Antão, funcionem como um mercado comum, mas que, para isso, sintetizou, deve haver uma política de transporte “bastante eficiente e rápida”.

 Por isso, propôs a construção de um pequeno cais na localidade do Calhau, em São Vicente, para reduzir para metade o tempo de viagem entre São Vicente e São Nicolau.

Outra proposta é financiar bolsas de doutoramento para que cidadãos possam estudar a praga dos mil pés, que tem “prejudicado a economia das ilhas de São Vicente e de Santo Antão”.

“É preciso convidar universidades que têm o ‘know-how’ fazer a estudar a praga dos mil pés. A UCID no parlamento, com força ou no governo e com disponibilidade financeira, vai atacar a questão dos mil pés e outras pragas”, prometeu António Monteiro, que quer ainda mobilizar água, através da dessalinização com recuso às energias renováveis para a agricultura em São Vicente.

Para o candidato “é importante ter o sector primário da economia em primeiro plano, porque só se ele estiver forte pode-se dar um salto qualitativo na economia e criar melhores condições para a população cabo-verdiana”.

Às legislativas do dia 18 para eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

 PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

 As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

CD/AA

 Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos