Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Legislativa 2021/Sal: MpD quer continuidade para “melhorar ainda mais o sistema de saúde” na ilha – cabeça-de-lista

Santa Maria, 06 Abr (Inforpress) – A lista do MpD dedicou o dia de segunda-feira ao sector da saúde e a cabeça-de-lista garantiu que constatou a “valorização do trabalho feito”, mas, com consciência de que é preciso “continuar para se poder investir mais”.

“Foi um trabalho de valorização ao trabalho que o pessoal da saúde tem feito na ilha do Sal, em especial nesta pandemia. Estivemos também, a pontualizar a situação real existente, saber o que se está a fazer e a oferecer os nossos préstimos”, concretizou a mesma fonte, que disse ter ouvido dos próprios profissionais “o reconhecimento em como foi feito um conjunto de investimentos que melhorou significativamente” a saúde no Sal.

Janine Lélis considerou que a visita serviu para clarificar os investimentos realizados na ilha, com destaque para a criação do Centro de Saúde de Santa Maria, aumentos dos recursos humanos, a existência permanente na ilha de especialistas, trazendo, no seu ponto de vista, um outro nível de cuidado e segurança ao nível da saúde à ilha e ao País.

Santa Maria tem hoje um dos centros de saúde feito de raiz, enumerou a candidata, uma infra-estrutura “bonita e bem equipada”, continuou, e que foi uma reivindicação de há muito tempo.

“Aumentamos o número de médicos no Sal, de seis para 18, o número de enfermeiros de nove para 28, remodelamos o centro de tratamento intensivo e elevamos o Hospital Ramiro Figueira a categoria de hospital regional”, precisou a cabeça-de-lista do MpD pelo círculo eleitoral do Sal.

Para além de “todos os ganhos”, Janine Lélis mostrou-se “consciente” de que ainda é preciso “fazer mais”, e destacou como “uma necessidade maior” a existência de um cardiologista permanente e um traumortopedista, visando a diminuição dos níveis de transferências de doentes por causa de fracturas e traumas.

A equipa fechou o dia de visitas na localidade de Santa Maria, onde realizou um encontro com mulheres locais, para uma conversa aberta com um especialista de saúde, com foco na prevenção ao vírus HPV e outras doenças que afetam as mulheres.

Para esta líder, a mensagem foi “positiva e de confiança”, ressaltando que o seu partido “precisa de mais cinco anos” para continuar a fazer “mais para a ilha e para Cabo Verde”,  pois, segundo disse, “Sal no caminho seguro, é Cabo Verde no caminho seguro”.

Às legislativas do dia 18 para eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

AR/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos