Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Legislativa 2021/Maio: PAICV promete dinamizar agricultura, pesca e produção de carvão em Morrinho

Porto Inglês, 14 Abr (Inforpress) – O cabeça-de-lista do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Edson Alves, garantiu hoje aos moradores da localidade de Morrinho que tudo vai fazer para dinamizar a agricultura, a pesca e a produção de carvão.

O candidato a deputado adiantou que as principais actividades económicas da localidade de Morrinho estão ligadas à pesca, criação de gado, produção de carvão e agricultura, onde “nos últimos cinco anos nada foi feito” para que os profissionais da pesca e mesmo da agricultura tivessem melhores condições de vida.

Ao contrário disso, continuou, “hoje nas vésperas das eleições são lhes prometido várias coisas”.

O sector da pesca, segundo a mesma fonte, mereceu uma “grande atenção” durante o mandato do PAICV, razão pela qual alguns jovens daquela localidade foram contemplados com embarcações de boca aberta no quadro do programa POSER, algo que foi “desmantelada” pelo governo do MpD, contribuindo para “mais desemprego” no seio da comunidade maiense.

Edson Alves fez referência ainda ao sector da agricultura, que naquela localidade tem uma “grande expressão”, daí os vários furos equipados com energia fotovaltaico, o que tem permitido que alguns agricultores daquela localidade praticar a agricultura, mas considerou que os mesmos foram esquecidos pela tutela na ilha.

O mais grave na sua opinião é que a juventude da localidade de Morrinho foi esquecida, o desemprego tem assolado aquela camada social em que os jovens não tiveram oportunidade de conseguir um dia de trabalho.

“Se o conseguiremtem sido durante uma semana e já no próximo voltam a estar no desemprego”, exemplificou.

“Nós queremos criar as condições para que os jovens tenham a oportunidade de terem um posto de trabalho fixo e com dignidade e possam sustentar as suas famílias, apostando fortemente na formação profissional”, declarou, direccionada para a área do turismo nas várias vertentes.

Aproveitou a oportunidade para relembrar que Morrinho fica mais próximo do parque natural e dunas, por isso a necessidade de preparar os jovens empreendedores e todos aqueles que queiram apostar neste sector do ecoturismo para que possam tirar “maior proveito” desta área.

Edson Alves disse estar à altura de representar a ilha, apesar de ser ainda jovem, ao contrário do que vem sendo propalado pela oposição, por isso apelou a juventude daquela localidade a apostar numa nova equipa para que os problemas da juventude sejam discutidos e concretizados para o bem da sociedade maiense.

Às legislativas do dia 18 para eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

WN

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos