Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Legislativa 2021/Maio: PAICV promete construir um centro de juventude na ilha

Legislativa 2021/Maio: PAICV promete construir um centro de juventude na ilha

Porto Inglês, 10 Abr (Inforpress) – O cabeça-de-lista do Partido Africano de Independência de Cabo Verde (PAICV), Edson Alves, garantiu hoje que caso vença as eleições do dia 18 a ilha terá um centro de juventude.

Conforme o candidato, os jovens maienses “foram relegados para segundo plano”, começando pelo encerramento do centro de juventude que existia até 2016.

Por isso, garantiu, caso o seu partido vencer as eleições vai “devolver aos jovens um espaço”, onde possam fazer as suas pesquisas, “alguma formação” e confraternização.

“Vamos criar as condições da criação de um espaço físico, onde os jovens possam ter a possibilidade de puderem divertir, mas acima de tudo um espaço onde possam estar conectado com o mundo digital, e também um espaço que possa dinamizar a parte cultural que é algo que tem faltado aos jovens da ilha do Maio”, salientou.

Edson Alves considerou que o fecho do centro da juventude na ilha, a partir de 2016, foi uma “falta de respeito” para com a juventude maiense, sem que para tal fosse criada alternativa.

Lembrou, igualmente, que a casa da juventude e os centros juvenis sob tutela da câmara do Maio foram “praticamente desmantelados”, deixando os jovens “sem alternativa” para fazer as suas pesquisas e estudo.

“Vamos lutar para que a juventude possa sentir mais dinamismo e ter um espaço onde possam divulgar os seus talentos”, realçou, frisando que o referido espaço vai também abarcar a parte cultural, “em declínio na ilha nos últimos anos”.

Durante a conversa que manteve com jovens na noite de hoje na cidade do Porto Inglês, Edson Alves exortou os jovens a apostarem na sua candidatura dando à sua equipa um voto de confiança.

Pediu ainda para se manterem “firmes” até o dia 18, com vista a mudarem o cenário político na ilha, que na sua opinião “em nada tem beneficiado a camada jovem”.

Por seu lado, o presidente da JPAI, Fidel de Pina, disse que os jovens maienses devem aportar no candidato Edson Alves, por ser um jovem “comprometido” com a sua ilha e que quer mudar o cenário actual, lembrando que o Governo “falhou” com a ilha ao “não cumprir as grandes promessas feitas” durante a campanha eleitoral de 2016.

Lembrou que muitos jovens tiveram que sair da ilha por não terem oportunidade de emprego na própria ilha, alegando que é preciso adequar a formação profissional às necessidades da ilha, aproveitando todas as oportunidades que ela oferece, desde agricultura, pesca, produção de carvão, gesso e outras indústrias extractivas.

 Às legislativas do dia 18 de Abril para eleição de 72 deputados, em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS,PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016,tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, PAICV 26 e a UCID três.

WN/AA

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos