Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Legislativa 2021/Maio: PAICV aponta construção de reservatórios e diques subterrâneos para dinamizar agricultura e pecuária no Morro

Porto Inglês, 07 Abr (Inforpress) – A candidatura do PAICV no Maio às legislativas de 18 de Abril apontou como alternativa para dinamizar a agricultura e pecuária a construção de reservatórios e diques subterrâneos, na ribeira da localidade de Morro.

Conforme o membro da lista do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), Daniel de Pina, os moradores praticamente não estão a aproveitar da água de chuva que é retida pelos diques construídos na ribeira de Morro, pelo que apontou como solução a construção de reservatórios e diques subterrâneos e, com isso, disponibilizar este líquido aos agricultores e criadores de gado.

“Temos de encontrar uma outra forma de armazenamento de toda essa água que é retida, e a construção de reservatórios e diques subterrâneos é uma das alternativas, aliás isso tem sido prática em vários sítios do mundo”, salientou, apontando o desassoreamento dos diques também como uma das apostas.

Daniel de Pina frisou, ainda, que a ilha não deve só apostar na mobilização de mais água para a agricultura, quer aproveitando a água subterrânea como dessalinizada, mas também pensar na industrialização deste sector com produção em escala e, consequentemente, pensar na transformação dos produtos derivados da agricultura.

“A nossa aposta também passa por termos uma pecuária melhor organizada, porque, como é sabido, na ilha do Maio os criadores ainda tiram pouco proveito deste sector, por isso vamos ter que introduzir animais de raças melhoradas para que os criadores venham a ter mais rendimento e melhor condição de vida”, esclareceu.

Daniel de Pina disse que a criação de emprego jovem, é também outra aposta do seu partido e apontou como prioridade a formação profissional em vários domínios para que os jovens possam estar capacitados para o mercado de trabalho.

A este propósito, o candidato do PAICV defendeu que, na localidade de Morro, é preciso formar os jovens no sector da cerâmica para que possam aproveitar do turismo, sector que o partido promete uma “especial atenção”.

Habitação social e reabilitação dos tectos das moradias são também de outras propostas do PAICV para a localidade, onde o partido, caso vença as eleições, pretende construir um polivalente.

Às legislativas do dia 18 para eleição de 72 deputados em 13 círculos eleitorais, dos quais dez no País e três na diáspora, concorrem seis partidos – PAICV, MpD, UCID, PTS, PSD e PP.

PAICV, MpD e UCID concorrem em todos os círculos, PP em seis círculos (Santiago Sul, Santiago Norte, Boa Vista e os três da diáspora), PTS também em seis círculos (São Vicente, Santiago Sul, Santiago Norte e três diáspora), e PSD em quatro círculos (Santiago Norte, Santiago Sul, América e África).

As últimas eleições legislativas em Cabo Verde ocorreram no dia 20 de Março de 2016, tendo o Movimento para a Democracia (MpD) vencido com maioria absoluta, ao eleger 40 deputados, o PAICV 29 e a UCID três.

WN/CP

Inforpress/Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos