Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

LEC inaugura sala-museu e exposição permanente de equipamentos de construção civil

Cidade da Praia, 21 Mai (Inforpress) – O laboratório de Engenharia Civil (LEC) inaugurou hoje, na Cidade da Praia, uma sala-museu e exposição permanente de equipamentos de construção civil em desuso, virada para investigadores e estudantes da área de engenharia civil.

Segundo a presidente do Conselho de Administração do LEC, Carla Martins, com a abertura desse museu a instituição quer “endossar” as suas competências, enquanto entidade disseminadora do conhecimento e disponibilizar informações para também servirem de base para a investigação na área da construção civil.

“Nós, ao longo do tempo, agregamos um número suficiente de equipamento e verificamos termos um espólio enorme. Uma boa parte já está em uso e então optamos por disponibilizá-la ao público do sector da construção civil, ao público académico e aos estudantes da área da construção para poderem conhecer esses equipamentos e a sua utilização em forma de exposição permanente”, explicou.

São mais de 30 peças “carregadas de história” e “rica”, com informações técnicas, cientificas e que estiveram na génese de emblemáticas construções do país, como são os casos do Porto da Praia, a ponte Príncipe João Carlos, no município de São Lourenço dos Órgãos, o aeroporto internacional Cesária Évora, em São Vicente, entre outras.

Para a ministra das Infra-estruturas, Ordenamento do Território e Habitação, Eunice Silva Eunice Silva, que presidiu ao acto inaugural, a valorização cientifica e cultural desses equipamentos permitirá às gerações vindouras de engenheiros e outros técnicos perspectivar o sector das edificações em Cabo Verde, sem descorar o passado e a história que os objectos têm para contar.

“Ao inaugurar a sala museu e exposição permanente, elevamos o patamar de LEC a um espaço dinâmico, onde a sociedade civil e, em especial a comunidade académica, é convidada a revisar a nossa história da construção civil, através das emblemáticas peças que constroem a exposição que ficará patente”, frisou a governante.

O propósito do LEC é que a sala museu sirva também de espaço de excelência para a realização de encontros, palestras, conversas abertas, colóquios e outros eventos interactivos direccionados ao público em geral, em especial àqueles que estão ligados ao sector da engenharia e construção civil e aos estudantes.

A inauguração da sala museu e exposição permanente do LEC, sob o lema ‘Conhecer o Presente (Re)Visitando o passado, através dos seus equipamentos’, enquadra-se na celebração do Mês dos Museus e do Município da Praia

MJB/JMV

Inforpress/fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos