Search
Generic filters
Exact matches only
Search in title
Search in content
Search in excerpt
Filter by Categories
Politica
Desporto
Economia
Sociedade
Ambiente
Cooperação
Cultura
Internacional
Destaques
Eleições

Lava do vulcão em La Palma ocupa mais oito hectares nas últimas horas

Santa Cruz de Tenerife, Espanha, 21 Nov (Inforpress) – A lava do vulcão Cumbre Vieja, na ilha de La Palma, ocupou oito hectares nas últimas 24 horas, mas a sismicidade permanece estável e a emissão de gases continua com tendência de redução, informaram hoje as autoridades.

De acordo com os comités científico e técnico do Plano de Emergência Vulcânica das Ilhas Canárias, a lava do vulcão, que está em erupção há mais de 60 dias, já atingiu uma área total de 1.058,22 hectares.

Segundo a mesma fonte, a sismicidade permanece estável, as emissões de gases continuam em tendência de queda e a qualidade do ar é considerada boa ou razoavelmente boa.

Os maiores constrangimentos hoje causados ​​pelo vulcão ocorrem nas ligações aéreas com a ilha, interrompidas desde a manhã de sábado, devido à queda de cinzas no aeroporto, na zona leste da ilha, que mantém as pistas inoperacionais.

A prevalência dos ventos de sul e oeste deve continuar pelo menos nas próximas 24 a 48 horas, o que é desfavorável para a actividade aeronáutica, sublinhou a porta-voz do comité científico, Carmen López.

Um dos indicadores que os cientistas seguem para monitorar a evolução da actividade eruptiva são as emissões de dióxido de enxofre, que estão actualmente entre 7.000 e 18.000 toneladas por dia, dentro da tendência de queda que se vem registando na zona.

A erupção do vulcão Cumbre Vieja, que já dura há dois meses, provocou entre 550 e 700 milhões de euros de prejuízos, disse no final da semana passada o presidente do arquipélago espanhol das Canárias, Ángel Víctor Torres.

Apesar de em geral a qualidade do ar ser boa ou razoavelmente boa nas últimas horas, as autoridades aconselham o uso de máscaras FFP2 e a cautela no lado leste da ilha, para onde os ventos estão a empurrar gases e cinzas.

Inforpress/Lusa

Fim

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
  • Galeria de Fotos